Empresa recebe autorização para atuar como produtora independente de energia

Fonte: ANEEL


A empresa RBF Geração de Energia S/A foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a atuar como produtora independente de energia elétrica. Como produtor independente*, a RBF poderá vender parte ou toda energia elétrica produzida, por sua conta e risco.

 A empresa vai instalar e explorar a Pequena Central Hidrelétrica Boa Vista, no rio Suaçui Pequeno, no município mineiro de Coroaci. A PCH Boa Vista terá 9 Megawatts (MW) de potência a partir de duas unidades geradoras de 4,5 MW cada.

 O projeto básico da PCH foi aprovado em agosto de 2010. Na condição de pequena central, a RBF terá direito à redução de 50% desconto nas tarifas de Uso dos Sistemas Elétricos de Transmissão (TUST) e Distribuição (TUSD) enquanto a potência injetada pela usina nos sistemas de transmissão ou distribuição for de até 30 MW.
 
Pelo cronograma da ANEEL, a primeira unidade da usina deverá começar a gerar energia comercialmente a partir de 25 de março de 2013 e a segunda, até 24 de abril do mesmo ano.
 
O Banco de Dados de Geração (BIG) da ANEEL registra, hoje (24/03), a existência de 911 agentes produtores independentes de energia elétrica autorizados pela Agência.  Confira aqui a lista desses agentes no BIG, que também pode ser acessada na página eletrônica da Agência (www.aneel.gov.br), em Informações Técnicas. O banco é constantemente atualizado. (DB/GL)

 
*Produtor independente de energia elétrica – Pessoa jurídica ou consórcio de empresas titular de concessão, permissão ou autorização para produzir energia elétrica destinada ao comércio de toda ou parte da energia produzida, por sua conta e risco. Resolução Normativa ANEEL n. 109, de 26 de outubro de 2004 (Diário Oficial, de 29 out. 2004, seção 1, p. 196)