Aditivo amplia capacidade da usina de Santo Antônio do Jarí para 300 MW

Fonte: ANEELA Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o segundo termo aditivo ao contrato da Usina hidrelétrica (UHE) Santo Antônio do Jarí, no Amapá, para promover alterações nas características técnicas da usina, redefinir o ponto de conexão da UHE e modificar o cronograma de implantação. A potência instalada passa de 167 megawatts (MW) para 300 MW e foram especificadas novas características de reservatório e vertedouro.

Por orientação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE),  foi promovida a redefinição do ponto de conexão da energia ao sistema. Em vez de se conectar ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pela Subestação Munguba, com derivação para a Subestação Monte Dourado, no Pará, a ligação será realizada via Subestação Laranjal do Jarí, no Amapá, que compõe o sistema de transmissão Tucuruí – Macapá – Manaus.

O cronograma de obras também foi alterado com a data de entrada em operação comercial da primeira unidade geradora marcada para 30 de setembro de 2014. A usina participou do Leilão nº. 004/2010 e deverá injetar energia no sistema a partir de 2015. (FA/GL)