Fonte: ANEEL
De agosto de 2002 a abril deste ano, o aumento das tarifas de energia elétrica foi inferior à variação acumulada do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, para 70,93% dos consumidores residenciais do país.
Para 28,35% das unidades consumidoras residenciais, a correção acumulada das tarifas superou a variação do IPCA, mas foi inferior ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da FGV, no mesmo período.
Para os outros 0,72%, a atualização tarifária do período superou o IGP-M, de acordo com dados da área econômica da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
As tarifas de energia são submetidas a dois processos regulares de atualização: reajuste anual, geralmente na data de aniversário dos contratos de concessão e revisão periódica (em média a cada quatro anos). É prevista ainda a possibilidade de revisão extraordinária (se algum evento imprevisível afetar o equilíbrio-econômico da concessão).
Mais informações sobre os processos de atualização tarifária podem ser consultadas no endereço eletrônico da ANEEL (www.aneel.gov.br), perfil espaço do consumidor, na cartilha "perguntas e respostas sobre tarifas de distribuidoras de energia elétrica". (GL/FA/DL)

