Fonte: ANEEL
Foi aprovada na última terça-feira (03/05) audiência pública com o objetivo de aprimorar a metodologia utilizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para cálculo das perdas elétricas dos sistemas de distribuição. O resultado é usado na Revisão Tarifária Periódica das concessionárias de distribuição de energia elétrica. A metodologia de cálculo vigente teve início em 2003 e está descrita nos Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST), Módulo 7, em Cálculo de Perdas na Distribuição.
As principais alterações propostas na audiência pública são: substituição do cálculo de perda por demanda máxima pelo cálculo por demanda média, aprimoramentos nos modelos de cálculo de perdas nos segmentos de rede, principalmente no modelo de cálculo das redes do Sistema de Distribuição de Média Tensão, e utilização das informações da Campanha de Medição, regulamentada no Módulo 2 do PRODIST, em Planejamento da Expansão do Sistema de Distribuição.
Os aprimoramentos propostos têm como principal objetivo simplificar os modelos de cálculo vigentes e exigir a menor quantidade possível de informações às distribuidoras, mantendo o nível de precisão em um patamar adequado. As contribuições podem ser enviadas no período de 5 de maio a 3 de junho para o e-mail: ap025_2011@aneel.gov.br. (PG/GL)
