Produtores de energia são autorizados a atuar em três estados

Fonte: ANEEL 
As empresas Agroerg das Minas Gerais Ltda., S.A. Usina Coruripe Açúcar e Álcool, Energética Santa Helena S/A e Companhia de Eletricidade do Acre foram autorizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a atuarem como produtoras independentes de energia elétrica*. Nessa condição, as empresas poderão vender parte ou toda energia elétrica produzida, por sua conta e risco. A decisão da diretoria foi tomada na reunião pública de ontem (10/05).

A Agroerg vai instalar e explorar a usina Termoelétrica (UTE) Agroerg das Minas Gerais no município de Centralina (MG). A UTE terá 45 megawatts (MW) de potência. A Coruripe deverá implantar a UTE S.A. Usina Coruripe, em Iturama (MG). A potência a instalar da usina será de 20 megawatts.

Em Nova Andradina, de Mato Grosso do Sul, a Energética Santa Helena deverá implantar e explorar a UTE Santa Helena com 4,8 MW de potência, dividida em duas unidades geradoras de 3,2 e 1,6 MW. A Companhia de Eletricidade do Acre ficará responsável por instalar em Rio Branco a UTE Belo Jardim. A térmica terá potência de 40 megawatts.

As usinas localizadas em Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul utilizarão como combustível bagaço de cana-de-açúcar. A térmica no Acre será movida a óleo diesel.

O Banco de Dados de Geração (BIG) da ANEEL registra, hoje (11/05), a existência de 931 agentes produtores independentes de energia elétrica autorizados pela Agência.  Confira aqui a lista desses agentes no BIG, que também pode ser acessada na página eletrônica da Agência (www.aneel.gov.br), em Informações Técnicas. O banco é constantemente atualizado. (DB/GL)

*Produtor independente de energia elétrica – Pessoa jurídica ou consórcio de empresas titular de concessão, permissão ou autorização para produzir energia elétrica destinada ao comércio de toda ou parte da energia produzida, por sua conta e risco. Resolução Normativa ANEEL n. 109, de 26 de outubro de 2004 (Diário Oficial, de 29 out. 2004, seção 1, p. 196)