Não houve acordo. O ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Julião Coelho, deverá sim disputar a cadeira de conselheiro na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) com outro indicado do governo. Segundo Mário Menel, presidente do Fórum de Associações do Setor Elétrico Brasileiro (FASE), a indicação de Julião foi mantida pelas associações da classe consumo (Abracel, Anace e Abrace). A Eletrobras, que tem grande representatividade na categoria, porém, tem preferência pelo nome de Christiano Vieira da Silva, assessor da diretoria da Aneel.
“Buscamos conciliar para chegarmos a um único nome, mas aparentemente não vamos conseguir isso”, lamentou Menel, que realizou reunião com os agentes sobre o tema nesta segunda-feira (12/5). No dia 5 de maio, a CCEE convocou os seus associados a fim de eleger três novos membros para o Conselho de Administração da instituição. Os cargos estão vagos desde o final de abril, quando Luciano Freire, Paulo Born e Ricardo Lima renunciaram.
Além de Julião, os associados da FASE indicaram a advogada e atual gerente-executiva jurídica da CCEE, Solange David, pelas concessionárias de distribuição; e Roberto Castro, diretor de Comercialização e Regulação do Grupo CPFL, como nome do setor de comercialização.
No dia da assembleia, surgiu um quarto nome, o de Christiano Vieira da Silva, indicado pela estatal federal. Diante do imprevisto, a votação foi adiada para que os agentes analisassem o nome que possivelmente substituiria o de Julião, o que não ocorreu.
“O Julião é um nome excepcional”, disse Menel. “Mas cada um tem suas convicções. O governo jamais apresentou um veto ao nome de Julião e, pelas regras do jogo, poderia fazê-lo. Na verdade ele apresentou um candidato alternativo, uma opção que ele achava mais conveniente”, completou.
O Jornal da Energia apurou que o nome de Julião Coelho não é unanimidade na alta cúpula do governo federal. Por outro lado, o ex- diretor da Aneel é bem avaliado pelos agentes, pelo trabalho que vez enquanto esteve na agência reguladora, conhecido pelo seu estilo que priorizava sempre o foco e a objetividade.
A reportagem tentou contato com a Eletrobras, mas não obteve resposta até o fechamento da reportagem.
A retomada da 57º Assembleia Geral Extraordinária, convocada para eleger três novos membros para o Conselho de Administração da instituição, será nesta terça-feira (13/5), e tem início marcado para as 14h em primeira convocação ou às 15h em segunda convocação, sendo permitida a participação apenas de empresas associadas à CCEE e seus representantes.