Fonte: ANEEL
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou as empresas Guascor do Brasil Ltda. e a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Zé Tunin S/A a atuarem como produtores independentes de energia elétrica mediante a implantação e exploração de empreendimentos de geração. A decisão ocorreu em reunião colegiada da diretoria realizada na última terça-feira (05/07).
A Guascor deverá instalar a termoelétrica Cruzeiro do Sul, localizada em município de mesmo nome no Acre. A usina possuirá 24 megawatts (MW) de potência instalada.
Outra empresa autorizada a atuar como produtor independente foi a PCH Zé Tunin. Para tal, ela deverá implantar e explorar PCH de mesmo nome, localizada nos municípios de Guarani e Astolfo Dutra em Minas Gerais. A capacidade instalada da usina será de 8 MW.
O Banco de Informações de Geração (BIG) da ANEEL registra hoje (07/07) a existência de 967 agentes produtores independentes de energia elétrica autorizados pela Agência.
Confira aqui a lista desses agentes no BIG, que também pode ser acessada na página eletrônica da Agência (www.aneel.gov.br), em Informações Técnicas. O banco é constantemente atualizado. (DB/GL)
*Produtor independente de energia elétrica – Pessoa jurídica ou consórcio de empresas titular de concessão, permissão ou autorização para produzir energia elétrica destinada ao comércio de toda ou parte da energia produzida, por sua conta e risco. Resolução Normativa ANEEL n. 109, de 26 de outubro de 2004 (Diário Oficial, de 29 out. 2004, seção 1, p. 196)