O subsecretário de Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Moacir Carlos Bertol, informou nesta sexta-feira (09/05) que o governo já descarta a possibilidade licitar neste ano o segundo bipolo de transmissão que vai escoar parte da energia produzida pela hidrelétrica de Belo Monte (11.233MW), em construção no Pará.
Segundo Bertol, os estudos de viabilidade econômica e técnica do circuito estão prontos, restando finalizar os estudos complementares. “Devem ficar prontos entre setembro e outubro. A partir desses outros estudos, o MME vai definir a data do certame. Mas acho difícil ocorrer esse ano, deve ficar par o ano que vem” disse representante do governo esteve em São Paulo, durante realização de leilão de transmissão que licitou oito lotes, na BM&FBovespa.
O segundo bipolo deve ter as mesmas características do primeiro, que foi licitado em fevereiro: mais de 2 mil quilômetros de extensão, partindo do Pará, mas chegando ao Rio de Janeiro. O primeiro partirá do Pará com destino em São Paulo.
No início do ano, Bertol chegou a considerar a realização da licitação do segundo circuito de Belo Monte ainda neste ano.