A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) comemorou o lançamento do programa BNDES MPME Inovadora. A nova linha de financiamento permite, entre outras coisas, investimentos em eficiência energética com taxa de juros de 4% ao ano com 10 anos para pagar, incluído carência de três a 48 meses.
“Essa é mais uma grande conquista para o setor por ser a linha de crédito mais barata do mercado. Até agora as opções de taxa de juros eram de 10 a 12% ao ano em bancos de fomentos e de 18 a 25% ao ano em bancos comerciais. Por isso nos últimos meses temos nos reunido com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para apresentar as necessidades e logística desse setor e a MPME Inovadora atende justamente a essas reivindicações”, comenta Rodrigo Aguiar, presidente da Abesco.
Desde 2013 o BNDES estimula a energia mais eficiente ao permitir que os diagnósticos energéticos fossem pagos com o Cartão BNDES. E esse é justamente um dos pré-requisitos para a aprovação do crédito na linha MPME Inovadora. Apenas ESCOs (como são chamadas as empresas de serviço de conservação de energia) registradas e certificadas pelo QualiEsco da Abesco estão autorizadas pelo BNDES a fazer diagnósticos energéticos.