Fonte: ANEEL
A Destilaria Paranapanema S.A., por meio de sua controladora,a empresa Umoe Bionergy, foi autorizada a implantar e explorar, como autoprodutor* de energia elétrica, a Usina Termelétrica (UTE) Paranapanema Narandiba, no município de Narandiba, em São Paulo (SP).
A usina terá10 megawatts (MW) de potência Instalada e 8,2 MW de potência líquida,utilizando como combustível primário o bagaço de cana-de-açúcar. A energia gerada será destinada ao uso próprio da destilaria, mas em caso de comercialização do excedente, o empreendimento terá desconto de 50% de redução na Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), em conformidade com o disposto na Resolução nº. 77/2004.
Pelos dados do Banco de Informações da Geração (BIG), no sítio da ANEEL (www.aneel.gov.br), o setor elétrico possui hoje (12/08) 1.293 agentes de geração no país, dos quais 241 são autoprodutores. Consulte aqui. (FA/GL)
*Autoprodutor de energia elétrica – É a pessoa física ou jurídica ou empresas reunidas em consórcio que recebem concessão ou autorização para produzir energia elétrica destinada ao seu uso exclusivo. Decreto n. 2.003, de 10 setembro de 1996 (Diário Oficial, de 11 set. 1996, seção 1, p.17917)