Fonte: ANEEL
O VI Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e o II Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL) serão realizados de quarta (17/08) até 19 de agosto. Os eventos ocorrerão na Fábrica de Negócios, localizada na Avenida Monsenhor Tabosa, número 740, em Fortaleza (CE).
O CITENEL e o SEENEL, coordenados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), neste ano serão organizados pela Companhia Energética do Ceará (COELCE). Especialistas e pesquisadores do setor estarão reunidos para discutir iniciativas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de eficiência energética (EE), além de participar de painéis com apresentação de resultados de projetos desenvolvidos pelas empresas do setor elétrico, palestras técnicas e rodadas de negócio.
No primeiro dia dos eventos serão lançadas a quarta edição da Revista de P&D editada pela ANEEL e o livro "Desafios da Inovação em Serviços Públicos Regulados: Alterando paradigmas metodológicos na concepção das tarifas de energia elétrica", escrito por Marco A.P. Delgado.
A revista de P&D, editada pela ANEEL desde 2006, traz artigos técnicos sobre os projetos desenvolvidos no âmbito do programa de P&D da Agência. Para o próximo número foram selecionados 30 artigos de empresas de setor que, dentre outras contribuições, apresentam soluções para combate ao furto de energia, aprimorar a manutenção de linhas áreas de transmissão, otimizar a conservação de transformadores de tensão, aperfeiçoar a medição do consumo, monitorar a operação de reservatórios de usinas para redução de riscos, dentre outros. Consulte as edições anteriores da Revista de P&D.
Um dos objetivos do CITENEL é atrair o interesse da indústria e aumentar sua participação nos projetos, para que os resultados cheguem mais rapidamente ao mercado. "Queremos dar visibilidade aos programas de P&D para a sociedade e, além disso, manter os fornecedores de tecnologia em contato com o setor elétrico", afirma o Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da ANEEL, Máximo Luiz Pompermayer.
Durante o SEENEL serão destacadas ações de eficiência energética desenvolvidas pelas distribuidoras e que são importantes no combate ao desperdício de energia elétrica. "As políticas públicas de caráter educativo são muito importantes para criarmos a cultura de combate à perda de energia. E ao apresentarmos os projetos de eficiência energética também estaremos prestando conta aos consumidores do trabalho que desenvolvemos", destaca o superintendente.
Cada empresa que aporta recursos no programa de P&D e de Eficiência Energética tem direito a uma inscrição gratuita. Os autores de artigos aprovados para apresentação oral ou pôster também podem se inscrever sem ônus.
A última edição do CITENEL e do SEENEL foi realizada em junho de 2009 em Belém (PA) e contou com aproximadamente 500 participantes entre autoridades, pesquisadores, especialistas, representantes de empresas, estudantes, dentre outros.
Confira no site do CITENEL a programação dos eventos e outras informações. (DB/GL)