Fonte: ANEEL
Nesta quinta-feira (18/08), às 10h, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realiza o Leilão de Energia nº. 03/2011 (Reserva). O certame prevê a contratação de energia proveniente de fontes eólica e biomassa, com início de suprimento a partir de 1º de julho de 2014. A energia elétrica negociada será objeto de Contrato de Energia de Reserva (CER), na modalidade por quantidade de energia*.
O leilão será via Internet, com operacionalização da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo.
O preço inicial da energia do Leilão de Energia nº. 003/2011 (Reserva) será de R$ 146,00 por megawatt-hora (MWh). O preço é único porque os empreendimentos de fonte eólica e biomassa estarão em competição em um mesmo produto, na modalidade por quantidade.
Sistemática do leilão –A sistemática do leilão é a seguinte: o leilão começa com a submissão de lances de quantidade (lotes de energia de 0,1 MWmédio) na primeira rodada uniforme, ao preço inicial. A partir da segunda rodada uniforme, enquanto a oferta total for superior à oferta de referência (calculada com base na demanda inserida pelo MME), o preço é reduzido por um decremento definido pelo MME. A sistemática prevê então que os vendedores confirmem ou retirem seus lances de quantidade. Os vendedores que permanecem na competição quando se atinge o limite da oferta de referência têm a oportunidade de submeter um último lance de preço para aquela quantidade, na rodada discriminatória. Os vencedores são contratados ao preço dos seus respectivos lances de preço, em R$/MWh. O empreendimento marginal que completa o atendimento à totalidade da demanda é integralmente contratado. Consulte aqui a sistemática detalhada do leilão. (FA/GL/IW)
*Nos contratos por quantidade, o vendedor recebe do comprador o valor referente ao montante de energia contratado no leilão.