Fonte: ANEEL
O VI Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e o II Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL) foram encerrados hoje (19/08), na Fábrica de Negócios, em Fortaleza (CE). Os eventos contaram com a participação de 720 inscritos e 85 empresas cadastradas. Num total foram apresentados 300 artigos técnicos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e 41 informes técnicos sobre eficiência energética.
O Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da ANEEL, Máximo Luiz Pompermayer, afirmou que “os eventos são uma ótima oportunidade para prestar contas à sociedade de como estão sendo utilizados os importantes recursos destinados à P&D e eficiência energética”.
Os eventos coordenados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), neste ano, foram organizados pela Companhia Energética do Ceará (COELCE). Especialistas e pesquisadores do setor se reuniram para discutir iniciativas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de eficiência energética (EE), além de participar de painéis com apresentação de resultados de projetos desenvolvidos pelas empresas do setor elétrico, palestras técnicas e rodadas de negócio.
No primeiro dia dos eventos foram lançados a quarta edição da Revista de P&D editada pela ANEEL e o livro “Desafios da Inovação em Serviços Públicos Regulados: Alterando paradigmas metodológicos na concepção das tarifas de energia elétrica”, escrito por Marco A.P. Delgado. A publicação é o primeiro livro resultado de um projeto de P&D regulado pela ANEEL. Confira aqui.
A última edição do CITENEL e do SEENEL foi realizada em junho de 2009 em Belém (PA) e contou com aproximadamente 500 participantes entre autoridades, pesquisadores, especialistas, representantes de empresas, estudantes, dentre outros. A edição atual contou com 220 participantes a mais do realizado na capital paraense. (DB/GL)
Confira no site do CITENELoutras informações sobre os eventos.