ANEEL aprova projeto de geração solar fotovoltaica em estádio de futebol

Fonte: ANEEL
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (30/08), a implantação de projeto piloto da Companhia de Eletricidade da Bahia (COELBA) para geração solar fotovoltaica no estádio de futebol Governador Professor Roberto Santos (Pituaçu), em Salvador (BA). Esse será o primeiro estádio do Brasil a contar com iluminação fotovoltaica.
 
A estimativa de geração anual é de 630 megawatts/hora (MWh) e a entrada em operação comercial da usina está prevista para dezembro de 2011. Como a geração prevista é aproximadamente 75% superior à carga do estádio, a energia excedente poderá ser utilizada para abater o consumo de outras unidades consumidoras previamente cadastradas para esse fim, sob responsabilidade da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE).
 
A ANEEL efetuará o acompanhamento semestral do projeto piloto, por meio de relatórios técnicos enviados pela Coelba que relatem os principais resultados alcançados, as dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas, o que auxiliará a regulamentação do tema. O prazo de duração do projeto é de cinco anos. Depois disso, deverá ser aplicada norma que a Agência editará sobre o assunto.
 
Para discutir a redução das barreiras referentes à instalação de micro*e minigeração** distribuída incentivada e promover alteração no desconto das tarifas de uso dos sistemas de distribuição e transmissão (TUSD e TUST) para usinas solares, a ANEEL abriu a Audiência Pública nº 42/2011, com sessão presencial na sede da ANEEL no dia 06/10 e envio de contribuições até 14/10. (ML/AF/FA/GL)

 
    
*Microgeração Distribuída Incentivada: Central geradora de energia elétrica, com potência instalada menor ou igual a 100 kW e que utilize fonte incentivada de energia (solar, eólica, biomassa, hídrica ou cogeração qualificada) conectada na rede de baixa tensão da distribuidora através de instalações de unidades consumidoras.

 **Minigeração Distribuída Incentivada: Central geradora de energia elétrica, com potência instalada superior a 100 kW e menor ou igual a 1 MW e que utilize fonte incentivada de energia (solar, eólica, biomassa, hídrica ou cogeração qualificada), conectada diretamente na rede da distribuidora, em qualquer tensão.