Combate ao desperdício gera economia de 1,82 milhão de MWh/ano

Fonte: ANEEL

De março de 2008 a junho de 2011, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) contabilizou 774 projetos de eficiência energética apresentados pelas concessionárias, com investimentos da ordem de R$ 1,8 bilhão. Esses projetos envolvem iniciativas relacionadas ao aquecimento solar, à gestão energética municipal, à co-geração, entre outros. Ao todo, houve uma economia de energia da ordem de 1,82 milhão de megawatthora/ano (MWh/ano).

Considerando o consumo médio de 150 kWh/mês por unidade consumidora, a economia obtida com os projetos equivale ao consumo de 1 milhão de unidades consumidores por ano.Além disso, a execução dos projetos possibilitou a redução da demanda no horário de ponta (entre 18h e 21h) da ordem de 611,8 mil quilowatts (kW), o que contribui para reduzir a necessidade de investimentos na expansão da oferta.

No mesmo período, também foram realizadas substituições ou implantação de equipamentos para combater o desperdício de energia. Entre os valores realizados e previstos destaca-se a troca de quase 500 mil geladeiras, além da distribuição de 14 milhões de lâmpadas fluorescentes compactas.

As distribuidoras (concessionárias ou permissionárias) devem aplicar, anualmente, no mínimo 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica. A obrigação está prevista nos contratos de concessão e permissão assinados pelas distribuidoras e na Lei 9.991/200, consistindo no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição (PEE).

Os projetos podem ser apresentados à ANEEL a qualquer tempo, por meio de arquivos eletrônicos. Os proponentes devem observar as diretrizes estabelecidas no Manual para Elaboração do Programa de Eficiência Energética (MPEE), Versão 2008. Consulte aquio manual. Confira abaixo o detalhamento dos projetos e investimentos. (PG/SD/GL)

Equipamentos substituídos ou a substituir cadastrados na ANEEL (Março de 2008 a junho de 2011)