Transparência nas agências é discutida em congresso da ABAR

Fonte: ANEEL 
A transparência nas agências reguladoras foi tema de debate nesta quarta-feira (21/09), no VII Congresso Brasileiro de Regulação, da Associação Brasileira das Agências de Regulação (ABAR). O evento reúne representantes das agências reguladoras de todo o país até a próxima sexta-feira (23/09) em Brasília (DF).

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Nelson Hübner, citou, ao participar do evento, algumas ações adotadas na Agência para dar transparência aos processos e incentivar a participação da sociedade. Entre as ações estão as reuniões públicas da diretoria e transmitidas pela Internet, a ouvidoria setorial, as audiências e consultas públicas, além do sítio e da agência de notícias da ANEEL (Clic Energia), criada em fevereiro de 2011.

O diretor afirmou que a publicidade das informações é um aspecto primordial para as agências e ressaltou a importância do evento como oportunidade para a troca de conhecimentos. “A experiência das agências é nova e a própria população ainda não entende muito bem o papel dos órgãos reguladores, mas isso vai acontecer com o tempo. Esse intercâmbio de conhecimentos é essencial para o nosso amadurecimento”, afirmou.

O Congresso teve início na última terça-feira (20/09), e contou com a participação do governador do Distrito-Federal, Agnelo Queiroz, do Presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA), Vinicius Benevides, e também do Diretor-Geral da ANEEL, representando a agência reguladora mais antiga. A organização do Congresso espera receber 1.000 congressistas e 2.000 visitantes durante os três dias de evento.

Além das palestras, foram montados estandes com exposições de vídeos e material gráfico das agências reguladoras.(PG/GL)