Estudos de Inventário da Bacia do Rio Branco (RR) são aprovados

Fonte: ANEEL 

A Superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos (SGH) aprovou, por meio do Despacho nº 3.785, de 19/9/2011, os Estudos de Inventário Hidrelétrico da Bacia do Rio Branco. Esses estudos totalizam uma potência inventariada de aproximadamente 1.049 megawatt (MW), distribuídos em quatro aproveitamentos.

No rio Mucajaí, afluente do Rio Branco, foram aprovados os aproveitamentos Paredão M1, com potência instalada de 69,90 MW, Paredão A, com potência instalada de 199,30 MW, e Fé e Esperança, com potência instalada de 71,70 MW. E no Rio Branco, foi aprovado o aproveitamento Bem Querer J1A, com potência instalada de 708,40 MW, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

O Rio Branco é afluente da margem esquerda do Rio Negro. Sua bacia, cuja área de drenagem possui de mais de 188 mil km2, se situa quase que integralmente em Roraima.

Com a aprovação destes estudos, os aproveitamentos hidrelétricos neles identificados passam a integrar a carteira de usinas disponíveis para elaboração dos estudos de viabilidade e projeto básico.

Os estudos de inventário aprovados pela ANEEL, bem como a lista dos estudos que estão em fase de análise, podem ser consultados no sítio eletrônico da Agência nos seguintes endereços. Clique aqui para os estudos de inventário ou aqui para a lista dos estudos em análise.(PG/HP/GL)