Fonte: ANEEL
O CLIC Energia publica o terceiro dos 30 projetos selecionados para a Revista de P&D 4ª Edição, lançada, no dia 17/08, durante o VI Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e II Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL), realizados em Fortaleza (CE). O terceiro artigo relata projeto desenvolvido pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) para aprimorar sistema de processamento inteligente de alarmes para diagnóstico de falhas em redes elétricas. A íntegra de todos artigos poderá ser consultada aqui (Revista de P&D 4ª Edição). A publicação no sítio acompanha a ordem de inserção na revista. O objetivo é apresentar à sociedade os resultados alcançados com os projetos de P&D. Leia mais.(GL/FA)
ANEEL lança quarta edição da revista de P&D no primeiro dia do CITENEL
Conheça os projetos de P&D desenvolvidos no setor elétrico
Revista de P&D: Sensor fotográfico auxilia monitoramento ambiental
 |
|
Empresa aperfeiçoa sistema de tratamento de alarmes em redes elétricas
Aprimorar o Sistema Inteligente de Tratamento de Alarmes (SmartOne) criado anteriormente para diagnóstico automático de falhas em redes elétricas por meio de ferramenta computacional foi o objetivo do projeto apresentado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco S/A (CHESF) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A demanda inicial por essa ferramenta partiu da dificuldade de gerenciamento de grandes áreas eletrogeográficas, operação realizada com auxílio de um sistema de controle e supervisão que emite alarmes que sinalizam o comportamento da rede. Entretanto, sabe-se que a análise de um grande volume de alarmes em situações críticas é um constante desafio, pois esse procedimento aumenta o tempo de diagnóstico e de reação dos operadores. O sistema foi implantado em todos os centros de operação de sistema da CHESF, mas detectou-se a necessidade de aprimoramento, o que justificou a realização de um novo projeto de P&D, com a elaboração do SmartTwo. Com a nova pesquisa, torna-se possível apresentar as ocorrências do sistema elétrico de potência de maneira resumida e clara, eliminando o número excessivo de alarmes apresentados ao operador, a fim de aumentar a eficiência no processo de tomada de decisões para restabelecimento de interrupções de energia, com possibilidade de redução do tempo de indisponibilidade da transmissão e das interrupções e atendimento aos clientes.
A importância da solução pode ser verificada durante ocorrência em subsistema da CHESF que gerou mais de cinco mil alarmes no sistema de controle supervisório. Com a utilização do SmartTwo, a ocorrência foi resumida a 18 diagnósticos e uma causa-raiz. O sistema está em fase de operação no Centro Regional de Operação de Sistema Leste (CROL) da empresa em Recife e os pesquisadores continuam a realizar o monitoramento para atestar o funcionamento apropriado da ferramenta.
Ficha técnica
Empresa: Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF)
Título: SmartTwo – Evolução do Sistema de Processamento Inteligente de Alarmes
Ciclo: 2004/2005
Investimento: R$ 645.954,63
Execução: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
|
 |