Fonte: ANEEL
A empresa CPMC Celulose Riograndense Ltda. foi autorizada a atuar como a agente autoprodutor* de energia elétrica a partir da implantação e exploração da usina termelétrica (UTE) CMPC, localizada no município de Guaíba no Rio Grande do Sul. A térmica, com 57,9 megawatts (MW) de potência instalada, utilizará como combustível carvão mineral e licor negro.
A autorização foi decidida na reunião colegiada da diretoria da ANEEL realizada na última terça-feira (27/09). Atualmente, o Brasil conta com 280 autoprodutores de energia, dos quais 37 comercializam o excedente de energia produzida. As informações estão disponíveis no Banco de Informações de Geração (BIG), da ANEEL, que pode ser consultado em www.aneel.gov.br, em Informações Técnicas. (DB)
*Autoprodutor de energia elétrica –É a pessoa física ou jurídica ou empresas reunidas em consórcio que recebem concessão ou autorização para produzir energia elétrica destinada ao seu uso exclusivo. Decreto n. 2.003, de 10 setembro de 1996 (Diário Oficial, de 11 set. 1996, seção 1, p.17917)
