Fonte: ANEEL
O CLIC Energia publica o nono dos 30 projetos selecionados para a Revista de P&D 4ª Edição, lançada, no dia 17/08, durante o VI Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e o II Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL), realizados em Fortaleza (CE). O objetivo é apresentar à sociedade os resultados alcançados com os projetos de P&D. A publicação no sítio acompanha a ordem de inserção na revista.
O nono artigo, da CEMIG Distribuição S/A, trata do desenvolvimento de metodologia para determinar a capacidade máxima de corrente elétrica (ampacidade) nas linhas de transmissão, a partir de dados sobre a velocidade dos ventos, com objetivo de identificar vãos críticos em linhas de transmissão.
A íntegra de todos os artigos poderá ser consultada aqui (Revista de P&D 4ª Edição). (GL/BT)
Leia o que já foi publicado.
ANEEL lança quarta edição da revista de P&D no primeiro dia do CITENEL
Conheça os projetos de P&D desenvolvidos no setor elétrico
Revista de P&D: Sensor fotográfico auxilia monitoramento ambiental
Revista de P&D: CHESF aperfeiçoa sistema de alarme para diagnosticar falhas
Revista de P&D: Projeto traz proposta para alocação de perdas na transmissão
Revista de P&D: modelo de vertedouro em degraus reduz energia cinética em usina
Revista de P&D: sistema auxilia planejamento de uso múltiplo de rio para geração
Revista de P&D: Pesquisa aponta benefício a municípios afetados por áreas alagadas
Revista de P&D: Ferramenta aprimora análise de rede subterrânea de distribuição
![]() |
---|
Análise de velocidade de vento permite identificar vãos críticos em linha aérea de transmissão
No projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da CEMIG Distribuição S/A foi desenvolvida uma metodologia para determinar a capacidade máxima de corrente elétrica (ampacidade) nas linhas de transmissão, com utilização de dados sobre a velocidade dos ventos obtidos pela análise numérica da Camada Limite da Atmosfera (CLA). Com essa metodologia, tornou-se possível identificar vãos críticos nas linhas de transmissão. Os vãos críticos são aqueles com menor intensidade de velocidade de vento (essencial para o resfriamento dos condutores durante o transporte de energia) e menor distância livre entre o condutor e o objeto aterrado mais próximo, os quais, consequentemente, limitam a capacidade térmica da linha. Essa identificação permite o monitoramento mais confiável das linhas aéreas e a exploração máxima mais segura desses ativos. O estudo foi realizado na linha de transmissão localizada na região de Acuruí, em Minas Gerais. A análise da camada limite da atmosfera permitiu simular a velocidade do vento, em todos os vãos da linha, o que possibilitou discriminar aqueles com distâncias livres inferiores ao padrão mínimo de segurança. No caso em estudo, foram observados dois vãos críticos em 133 vãos ao longo de 52 quilômetros (km) de extensão da linha. Diante do resultado do projeto, executado pela CEMIG-D e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), serão planejadas outras aplicações para a Metodologia de Determinação da Ampacidade (AmpCLA).
TOP
|