Revista de P&D: Metodologia identifica vãos críticos em linhas de transmissão

Fonte: ANEEL

O CLIC Energia publica o nono dos 30 projetos selecionados para a Revista de P&D 4ª Edição, lançada, no dia 17/08, durante o VI Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e o II Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL), realizados em Fortaleza (CE). O objetivo é apresentar à sociedade os resultados alcançados com os projetos de P&D. A publicação no sítio acompanha a ordem de inserção na revista.

O nono artigo, da CEMIG Distribuição S/A, trata do desenvolvimento de metodologia para determinar a capacidade máxima de corrente elétrica (ampacidade) nas linhas de transmissão, a partir de dados sobre a velocidade dos ventos, com objetivo de identificar vãos críticos em linhas de transmissão.

A íntegra de todos os artigos poderá ser consultada aqui (Revista de P&D 4ª Edição). (GL/BT)
Leia o que já foi publicado.

ANEEL lança quarta edição da revista de P&D no primeiro dia do CITENEL

Conheça os projetos de P&D desenvolvidos no setor elétrico

Revista de P&D: Sensor fotográfico auxilia monitoramento ambiental

Revista de P&D: CHESF aperfeiçoa sistema de alarme para diagnosticar falhas

Revista de P&D: Projeto traz proposta para alocação de perdas na transmissão

Revista de P&D: modelo de vertedouro em degraus reduz energia cinética em usina

Revista de P&D: sistema auxilia planejamento de uso múltiplo de rio para geração

Revista de P&D: Pesquisa aponta benefício a municípios afetados por áreas alagadas

Revista de P&D: Ferramenta aprimora análise de rede subterrânea de distribuição
 

 

Análise de velocidade de vento permite identificar vãos críticos em linha aérea de transmissão

No projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da CEMIG Distribuição S/A foi desenvolvi­da uma metodologia para determinar a capacidade máxima de corrente elétrica (ampacidade) nas linhas de transmissão, com utilização de dados sobre a velocidade dos ventos obtidos pela análise numérica da Camada Limite da Atmosfera (CLA). Com essa metodologia, tornou-se pos­sível identificar vãos críticos nas linhas de transmissão. Os vãos críticos são aqueles com me­nor intensidade de velocidade de vento (essencial para o resfriamento dos condutores durante o transporte de energia) e menor distância livre entre o condutor e o objeto aterrado mais pró­ximo, os quais, consequentemente, limitam a capacidade térmica da linha. Essa identificação permite o monitoramento mais confiável das linhas aéreas e a exploração máxima mais segu­ra desses ativos. O estudo foi realizado na linha de transmissão localizada na região de Acu­ruí, em Minas Gerais. A análise da camada limite da atmosfera permitiu simular a velocidade do vento, em todos os vãos da linha, o que possibilitou discriminar aqueles com distâncias livres inferiores ao padrão mínimo de segurança. No caso em estudo, foram observados dois vãos crí­ticos em 133 vãos ao longo de 52 quilômetros (km) de extensão da linha. Diante do resultado do projeto, executado pela CEMIG-D e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), serão planejadas outras aplicações para a Metodologia de Determinação da Ampacidade (AmpCLA).

TOP