3º Ciclo: Qualidade do atendimento vai impactar valor da tarifa

Fonte: ANEEL

 

   A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (08/11), a metodologia referente ao cálculo do índice de produtividade (fator X) das distribuidoraspara o 3º Ciclo de Revisões Tarifárias Periódicas a ser praticado de 2012 a 2014. Esse índice repassa ao consumidor os ganhos médios de produtividade da distribuidora, considerando a trajetória de custos operacionais eficientes e, a partir desse ciclo, passa a incentivar a melhoria da qualidade do fornecimento da distribuidora.
  
   Isso será possível pela criação de um indicador para refletir a qualidade da energia fornecida na tarifa. Assim, se o serviço piorar de um ano para outro, esse indicador (chamado de Xq) aumenta e o reajuste anual ao consumidor poderá ficará menor. Por outro lado, se a qualidade melhorar, o indicador diminui e a tarifa cai menos.  O objetivo da ANEEL é incentivar as distribuidoras a investir para prestar um melhor serviço e fazer com que a qualidade de energia seja mais compatível com as tarifas cobradas.

   A ANEEL incluiu, ainda, incentivos, via fator X, para que as empresas busquem custos operacionais (custos relativos ao funcionamento da distribuidora) mais eficientes. Serão estabelecidas, quando necessário, trajetórias dos valores de custos operacionais que serão admitidos para a composição da tarifa das empresas que praticarem taxas de eficiência fora da média definida pela Agência, o que também contribuirá para um nível tarifário mais justo, com menos impacto ao consumidor.

O submódulo sobre o fator X foi o quinto a ser votado. (FA/GL)

Leia mais: