Fonte: ANEEL
Foi aprovada na última terça-feira (22/11) Resolução Normativa que revisa os Módulos 2, 6 e 7 dos Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST). A revisão tem como objetivo principal o aprimoramento da metodologia utilizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para cálculo das perdas na distribuição. A norma será utilizada no terceiro ciclo de revisões tarifárias das distribuidoras de energia elétrica.
As principais alterações com a aprovação do novo regulamento são: a substituição da demanda máxima pela demanda média no cálculo das perdas de potência, simplificação do modelo de cálculo das perdas de potência das redes do Sistema de Distribuição de Média Tensão e a utilização das informações da Campanha de Medição.
Os aprimoramentos têm como principal objetivo simplificar os modelos de cálculo vigentes e exigir a menor quantidade possível de informações às distribuidoras, mantendo o nível de precisão em um patamar adequado. A audiência pública recebeu 14 contribuições enviadas no período de 5 de maio a 3 de junho de 2011. (DB/PG/LC)