Indicadores de qualidade da Celpa serão discutidos em audiência

Fonte: ANEEL


A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu, na reunião pública desta terça-feira (29/11), abrir audiência pública para debater os novos limites para os indicadores de qualidade de energia (DEC* e FEC**) dos conjuntos de unidades consumidoras da Centrais Elétricas do Pará (Celpa), que entrarão em vigor em 2012. A audiência, por intercâmbio de documentos, começa hoje (1º/12) e termina em 16/12.
 

Os índices propostos para a Celpa em 2012 são de DEC de 37,35 e FEC de 38,05. Vale ressaltar que tais índices são apenas propostos e podem ser modificados de acordo com os argumentos levantados durante a audiência.

A definição de novos índices acontece sempre no ano da Revisão Tarifária Periódica das companhias e engloba os quatro anos seguintes, quando chega o momento da nova revisão. A revisão da Celpa deveria ter ocorrido em agosto de 2011, mas, como a metodologia do 3º Ciclo de Revisões Tarifárias foi aprovada apenas em novembro passado, a ANEEL vai estabelecer novos índices para 2012. Os limites referentes aos anos de 2013 a 2015 seguirão o cronograma a ser estabelecido durante a revisão tarifária da distribuidora.

Os interessados em contribuir com o processo de transferência dos ativos podem enviar as propostas para o e-mail ap069_2011@aneel.gov.br. As contribuições também podem ser enviadas pelo fax (61) 2192-8839 ou para o endereço da Agência (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70.830-030), em Brasília (DF). (BT/DB)

 
*Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – DEC – Intervalo de tempo que, em média, no período de observação, em cada unidade consumidora do conjunto considerado ocorreu descontinuidade da distribuição de energia elétrica. É medido em horas. Consulte o Módulo I do Prodist.

** Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – FEC – Número de interrupções ocorridas, em média, no período de observação, em cada unidade consumidora do conjunto considerado. É medido em vezes. Consulte o Módulo I do Prodist.