Revista de P&D: Light controla defeitos subterrâneos pelo som

Fonte: ANEEL

  

 

   O CLIC Energia publica o décimo terceiro dos 30 projetos selecionados para a Revista de P&D 4ª Edição, lançada, no dia 17/08, durante o VI Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e o II Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL), realizados em Fortaleza (CE). O objetivo é apresentar à sociedade os resultados alcançados com os projetos de P&D. A publicação no sítio acompanha a ordem de inserção na revista.

   O décimo terceiro artigo, da Light Serviços de Eletricidade S/A com a Universidade Federal Fluminense (UFF), divulga um software capaz de identificar ruídos em câmaras de redes subterrâneas de energia elétrica. Tal captação é importante para prevenir explosões, pois, com a degradação dos materiais isolantes, ocorrem descargas elétricas parciais, cada qual com um som relacionado a determinado defeito. Para realizar o monitoramento, foram instalados sensores nas câmaras subterrâneas, que enviaram a um sistema inteligente parâmetros como temperatura ambiente, nível de água, ventilação e vibrações. Caso as informações fornecidas ao sistema provoquem alguma suspeita, o equipamento em questão pode ser retirado e consertado. Os pesquisadores concluíram que o monitoramento remoto tornou possível melhorar a manutenção e reduzir o número de intervenções na rede, e avaliaram que esta solução pode ser aplicada em todas as câmaras subterrâneas da Light, assim como, posteriormente, de outras distribuidoras.
 
   A íntegra de todos os artigos poderá ser consultada
aqui (Revista de P&D 4ª Edição). (BT/DB)

Leia o que já foi publicado.

ANEEL lança quarta edição da revista de P&D no primeiro dia do CITENEL

Conheça os projetos de P&D desenvolvidos no setor elétrico

Revista de P&D: Sensor fotográfico auxilia monitoramento ambiental

Revista de P&D: CHESF aperfeiçoa sistema de alarme para diagnosticar falhas

Revista de P&D: Projeto traz proposta para alocação de perdas na transmissão

Revista de P&D: modelo de vertedouro em degraus reduz energia cinética em usina

Revista de P&D: sistema auxilia planejamento de uso múltiplo de rio para geração

Revista de P&D: Pesquisa aponta benefício a municípios afetados por áreas alagadas

Revista de P&D: Ferramenta aprimora análise de rede subterrânea de distribuição
 
Revista de P&D: Metodologia identifica vãos críticos em linhas de transmissão

Revista de P&D: Equipamento automatiza calibragem de medidores

Revista de P&D: Light estuda medidas para oferta de energia em UPP 

Revista de P&D: Modelo digitalizado revela limites térmicos de transformador  

 

Software monitora sons para prevenir falhas em redes subterrâneas
 

Em pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pela LIGHT Serviços de Eletricidade S/A, foi desenvolvido software que observa a emissão de ruídos em câmaras de redes subterrâneas de distribuição de energia elétrica. O objetivo do monitoramento é detectar possíveis estados de degradação dos materiais isolantes e, dessa forma, prever a ocorrência de falhas, que podem gerar explosões, com risco de acidentes e tempo de restaura¬ção elevado, o que degrada os índices de qualidade da prestação do serviço da concessionária. Quando há perda de propriedades elétricas dos isolantes, ocorrem descargas parciais e cada um de seus tipos emite um som específico, relacionado a um determinado defeito. Para fazer o rastreamento dos ruídos, foram instalados sensores nas câmaras subterrâneas, que enviam parâmetros físicos reais, como temperatura ambiente, nível de água, ventilação e vibrações, para um sistema inteligente. O sistema armazena um histórico de temperatura e ruído para classificar e prever poten¬ciais falhas e possibilidades de danos nos equipamentos elétricos. De acordo com as informações que chegam ao sis¬tema, o equipamento suspeito pode ser indicado para retirada e manutenção. Os pesquisadores puderam concluir que, ao usar o monitoramento remoto por meio de sensores e o software que analisa os dados coletados, torna-se possível estruturar de forma otimizada os programas de manutenção e reduzir o número de intervenções na rede. Os autores avaliam que a metodologia utilizada no projeto poderá ser aplicada em todas as câmaras subterrâneas da LIGHT e, posteriormente, expandida para outras distribuidoras que possuam sistemas subterrâneos.

Ficha técnica
Empresa:
Light Serviços de Eletricidade S/A
Título: Sistema de Previsão de Falhas em Redes Subterrâneas
Ciclo: 2006/2007
Investimento: R$ 388.240,00
Execução: Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional à Universidade Federal Fluminense (UFF)