Audiência discute revisão das Curvas de Aversão ao Risco para biênio 2012/2013

Fonte: ANEEL


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) submeteu a audiência pública proposta de revisão das Curvas de Aversão ao Risco (CAR) das regiões Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte para o período 2012/2013. A proposta está disponível para consulta em Audiências/Consultas/Fórum na página eletrônica da Agência (www.aneel.gov.br). O período para envio de contribuições por escrito à audiência começa hoje (08/12) e termina em 23/12.

Confira aqui a proposta de revisão das curvas para cada um dos quatro dos subsistemas. Para o subsistema Norte, a área técnica propõe que a curva não seja utilizada, pois entende que a geração térmica local nunca foi pré-requisito para a existência de uma curva de aversão no subsistema, uma vez que a necessidade de energia poderia ser suprida com o aumento do recebimento, via intercâmbio de energia entre os subsistemas.

A Curva de Aversão ao Risco é um mecanismo que estabelece o nível mínimo de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas necessário à produção de energia com segurança para o Sistema Interligado Nacional. Instituída pela Resolução nº 109/2002, da Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica (GCE), funciona como um sinalizador de eventuais riscos de desabastecimento de energia provocados por alterações no volume de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas.

Os interessados em participar do processo de audiência pública poderão enviar contribuições por escrito para o e-mail ap071_2011@aneel.gov.br, para o fax (61) 2192-8839, ou pelo correio para o endereço SGAN – Quadra 603 – Módulo I – Térreo/Protocolo Geral da ANEEL – Brasília – DF – CEP 70.830-030. (DB/BT)