Fonte: ANEEL

O CLIC Energia publica o décimo quarto dos 30 projetos selecionados para a Revista de P&D 4ª Edição, lançada, no dia 17/08, durante o VI Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e o II Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL), realizados em Fortaleza (CE). O objetivo é apresentar à sociedade os resultados alcançados com os projetos de P&D. A publicação no sítio acompanha a ordem de inserção na revista.
O décimo quarto artigo, da Ampla Energia e Serviços S/A com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTED) trata de um sistema de custo reduzido para o corte e religamento remoto de energia de consumidores do Grupo A (atendidos em tensão igual ou superior a 2,3 quilovolts). Pelos métodos convencionais, o corte de energia nesse segmento é um procedimento de alto custo de logística, porque demanda o desligamento de um trecho de linha de distribuição e a criação de rotas alternativas. O protótipo, uma caixa com bateria e circuitos eletrônicos, permitiu realizar essas operações em uma conexão com o centro de comunicação da concessionária ou pelo comando local da chave, por meio de um coletor de dados. Testes considerados bem sucedidos foram realizados em laboratório e em uma unidade consumidora atendida pela Ampla. A distribuidora planeja aprimorar o protótipo para produção em larga escala.
A íntegra de todos os artigos poderá ser consultada aqui (Revista de P&D 4ª Edição). (BT/DB)
Leia o que já foi publicado.
ANEEL lança quarta edição da revista de P&D no primeiro dia do CITENEL
Conheça os projetos de P&D desenvolvidos no setor elétrico
Revista de P&D: Sensor fotográfico auxilia monitoramento ambiental
Revista de P&D: CHESF aperfeiçoa sistema de alarme para diagnosticar falhas
Revista de P&D: Projeto traz proposta para alocação de perdas na transmissão
Revista de P&D: modelo de vertedouro em degraus reduz energia cinética em usina
Revista de P&D: sistema auxilia planejamento de uso múltiplo de rio para geração
Revista de P&D: Pesquisa aponta benefício a municípios afetados por áreas alagadas
Revista de P&D: Ferramenta aprimora análise de rede subterrânea de distribuição
Revista de P&D: Metodologia identifica vãos críticos em linhas de transmissão
Revista de P&D: Equipamento automatiza calibragem de medidores
Revista de P&D: Light estuda medidas para oferta de energia em UPP
Revista de P&D: Modelo digitalizado revela limites térmicos de transformador
Revista de P&D: Light controla defeitos subterrâneos pelo som

Equipamento permite corte e religamento remotos de consumidores de média tensão
Para realizar corte e religamento remoto de energia de unidade consumidora do Grupo A (atendidos em tensão igual ou superior a 2,3 quilovolts), pesquisadores da AMPLA e do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC) desenvolveram um sistema que permite a execução dessas operações. O procedimento atual dessas atividades tem alto custo de logística, pois o consumidor do Grupo A é alimentado por redes de distribuição de média tensão. Por essa razão, o corte demanda previamente o desligamento de um trecho da linha de distribuição e a criação de rotas alternativas. Com o sistema, é possível realizar essas ações pela comunicação com o centro de comunicação da concessionária ou pelo comando local da chave, por meio de um coletor de dados. O protótipo criado é constituído por uma caixa que acomoda os componentes necessários às operações de corte e religação. A caixa é protegida para evitar entrada de água, vandalismo ou intervenção sem autorização da distribuidora. Dentro dela foram incluídos, em compartimentos separados, uma bateria e os circuitos eletrônicos previamente montados. O protótipo foi testado em laboratório e depois instalado em unidade de consumo de média tensão. Os pesquisadores concluíram que o projeto apresenta custo reduzido, na comparação com o que existe no mercado e com todas as funções incluídas. O próximo passo é apresentação de novo projeto de P&D para geração e integração do protótipo e sua produção em larga escala.
Ficha técnica
Empresa: Ampla Energia e Serviços S/A
Título: Desenvolvimento de Sistema de Comando Remoto para Corte/Religamento de Consumidores Classe A
Ciclo: 2006/2007
Investimento: R$ 923.340,00
Execução: Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC)
|
 |