Fonte: ANEEL
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou os estudos de inventário hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do Rio Jari, que faz a divisa natural dos estados do Pará e do Amapá. A decisão foi publicada pela Superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos (SGH) no Diário Oficial da União de 09/12, por meio do Despacho nº 4.757.
O Rio Jari é um importante afluente da margem esquerda do Rio Amazonas, e sua bacia possui área de drenagem de aproximadamente 57 mil km2. Elaborados pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE, os estudos de inventário totalizam uma potência inventariada de cerca de 1.362 megawatts (MW), distribuídos em três aproveitamentos, todos no curso do rio principal. O aproveitamento Açaipé B, o maior identificado, tem potência instalada de 831,1 MW. Os outros, Urucupatá e Carecuru, têm respectivamente 291,5 MW e 240,2 MW.
Com a aprovação destes estudos, os aproveitamentos hidrelétricos identificados passam a integrar a carteira de usinas disponíveis para elaboração dos estudos de viabilidade e projeto básico.
Os estudos de inventário já aprovados pela ANEEL, bem como a lista dos estudos que estão em fase de análise, podem ser consultados no sítio eletrônico da Agência, em Inventários Hidrelétricos e Acompanhamento de Estudos e Projetos.(BT)