Fonte: ANEEL
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou os estudos de viabilidade da Usina Hidrelétrica (UHE) Castelhano, planejada para ser construída no Rio Parnaíba, nos estados do Piauí e do Maranhão. O aval da Agência foi publicado no Diário Oficial da União de terça-feira (13/12), por meio do Despacho nº 4.771.Com a aprovação dos estudos, sua energia poderá ser comercializada no próximo Leilão A-5, marcado para 20/12. O início da operação comercial da primeira unidade geradora está previsto para 01/01/2016.
A usina, cujos estudos de viabilidade foram apresentados pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), terá uma potência instalada de 64 megawatts (MW), com uma garantia física de 46,2 megawatts médios (MWmed).
Também na terça-feira, foram publicados no Diário Oficial os Despachos nº 4.775, 4.776, 4.777 e 4.781, que decidiram devolver na etapa de análise, respectivamente, os estudos de inventário hidrelétrico do Córrego do Lajeado, a revisão dos estudos de inventário hidrelétrico do Rio Piolhinho e do Ribeirão Água Verde e os estudos de inventário hidrelétrico do Rio Leão. Todos eles foram devolvidos pela falta de conteúdo técnico adequado para a caracterização do potencial hidroenergético das bacias estudadas. (HP/BT)