Novo modelo de descentralização está em vigor

Fonte: ANEEL 
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) possui convênios de cooperação com 12 agências reguladoras estaduais. Dez desses convênios foram aprovados entre novembro e dezembro de 2011 – outros dois estão vigentes desde janeiro de 2011 – e todos seguem as novas diretrizes da Resolução Normativa nº 417/2010, com uma metodologia atualizada de gestão.
 
Os convênios de cooperação são os instrumentos por meio dos quais a ANEEL descentraliza parte de suas atividades, e tem como objetivo agilizar e aproximar as ações junto aos consumidores de energia elétrica, agentes setoriais e demais segmentos da sociedade, com respeito às peculiaridades locais e regionais.
  
Com a nova resolução, o foco do processo passou a ser o produto, a qualidade do resultado apresentado. Estes produtos foram modelados com base na experiência da ANEEL em parceria com as 12 Agências Estaduais.
 
A nova metodologia de descentralização estimula a eficiência e pretende garantir parcerias duradouras, uma vez que o convênio tem  vigência por prazo indeterminado. A etapa seguinte à celebração dos convênios foi a assinatura dos contratos de metas, que aconteceu na segunda quinzena de dezembro de 2011. Os contratos delimitam as atividades e os recursos financeiros a serem executados no âmbito de cada atividade descentralizada.
 
Além dos 12 convênios, foi aprovado o acordo de interesses com o estado do Tocantins e também com a Agência Reguladora Estadual do Espírito Santo (ASPE-ES).  O instrumento está previsto na Resolução Normativa nº 417/2010 e o objetivo é o compartilhamento de experiências, a transferência de conhecimentos e a definição de procedimentos, a fim de auxiliar o estado-membro na implementação das ações necessárias à futura celebração do convênio de cooperação.
 
Dentro da ANEEL, a gestão do processo de descentralização cabe à Superintendência de Relações Institucionais (SRI). Já a Superintendência de Licitações e Controle de Contratos e Convênios (SLC) fica responsável pela coordenação dos contratos de metas.
 
Confira, abaixo, a lista das agências estaduais conveniadas: (PG/RA/DB)
 
 

ARCON (PA) Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará
 
ARCE (CE) Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará
 
ARSEP (RN) Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte
 
ARPB (PB) Agência de Regulação do Estado da Paraíba
 
ARPE (PE) Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco
 
ARSAL (AL) Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas
 
AGER (MT) Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso
 
AGR (GO) Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos
 
AGEPAN (MS) Agência Estadual de Regulação de Seviços Públicos do Mato Grosso do Sul
 
ARSESP (SP) Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo
 
AGESC (SC) Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina
 
AGERGS (RS) Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul