Fonte: ANEEL
O CLIC Energia publica o décimo oitavo dos 30 projetos selecionados para a Revista de P&D 4ª Edição, lançada, no dia 17/08, durante o VI Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e o II Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL), realizados em Fortaleza (CE). O objetivo é apresentar à sociedade os resultados alcançados com os projetos de P&D. A publicação no sítio acompanha a ordem de inserção na revista.
O décimo oitavo artigo, da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista), relata a criação de uma cruzeta de concreto leve (Concrelev) para substituir a madeira de lei comumente utilizada como matéria-prima. A cruzeta é uma peça de sustentação dos condutores (cabos) de energia, instalada no alto dos postes das redes de distribuição. A pesquisa foi iniciada em 2006, a partir da cruzeta de concreto armado, por meio da busca de um material mais leve. O agregado escolhido foi a “Argila Expandida”, com estrutura interna formada por uma espuma de cerâmica e com uma casca rígida resistente. De 2008 a 2011, foi produzido o primeiro lote para inserção no mercado. A CPFL avalia que o produto tem menor custo de manutenção e maior durabilidade do que os similares no mercado, além de ser mais viável e benéfico para o meio ambiente. A CPFL tem comprado lotes do produto de fornecedores licenciados e solicitou, em 2008, pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
A íntegra de todos os artigos poderá ser consultada aqui (Revista de P&D 4ª Edição). (BT/PG)
Leia o que já foi publicado.
ANEEL lança quarta edição da revista de P&D no primeiro dia do CITENEL
Conheça os projetos de P&D desenvolvidos no setor elétrico
Revista de P&D: Sensor fotográfico auxilia monitoramento ambiental
Revista de P&D: CHESF aperfeiçoa sistema de alarme para diagnosticar falhas
Revista de P&D: Projeto traz proposta para alocação de perdas na transmissão
Revista de P&D: modelo de vertedouro em degraus reduz energia cinética em usina
Revista de P&D: sistema auxilia planejamento de uso múltiplo de rio para geração
Revista de P&D: Pesquisa aponta benefício a municípios afetados por áreas alagadas
Revista de P&D: Ferramenta aprimora análise de rede subterrânea de distribuição
Revista de P&D: Metodologia identifica vãos críticos em linhas de transmissão
Revista de P&D: Equipamento automatiza calibragem de medidores
Revista de P&D: Light estuda medidas para oferta de energia em UPP
Revista de P&D: Modelo digitalizado revela limites térmicos de transformador
Revista de P&D: Light controla defeitos subterrâneos pelo som
Revista de P&D: Ampla cria sistema para o corte remoto em média tensão
Revista de P&D: Medição de gases auxilia manutenção de transformadores
Revista de P&D: Celpe usa métodos inovadores para avaliar isoladores de linha
Revista de P&D: Celpe identifica perdas de energia com inteligência artificial
Concreto leve substitui madeira na fabricação de cruzetas instaladas em postes
O projeto da CPFL resultou na criação de uma cruzeta de concreto leve (Concrelev) para substituir a madeira de lei comumente utilizada como matéria-prima. A cruzeta é uma peça de sustentação dos condutores (cabos) de ener¬gia instalada no alto dos postes das redes de distribuição. O trabalho foi iniciado em 2006, com a pesquisa aplicada. De 2008 a 2011, está na fase de produção de lote pioneiro de cruzetas para inserção no mercado. De acordo com os pesquisadores da CPFL, o produto tem custo de manutenção inferior aos similares existentes no mercado e maior durabilidade, além de ser economicamente viável e benéfico para o meio ambiente, na medida em que substitui as cru¬zetas de madeira de lei. O objetivo inicial do projeto era reduzir custo de manutenção, por meio do desenvolvimento de novos padrões de materiais que mitigassem riscos de queda das cruzetas, cabos e isoladores nas redes de distribuição de energia elétrica. O ponto de partida foi a cruzeta de concreto armado, com resistência e durabilidade largamente comprovadas, mas que tivesse peso inferior. Para isso, seria necessária a substituição dos agregados tradicionais (areia e brita), por outros de menor massa específica, obtendo-se assim um “concreto leve”. Foi analisada a possibi¬lidade de adoção de vários tipos de insumos, como o poliestireno expandido (EPS), a brita leve (EVA reprocessado), a vermiculita expandida (argila micácea), a perlita expandida e argila expandida (cinasita). O agregado escolhido foi a “Argila Expandida”, que se apresenta em forma de bolinhas de cerâmica arredondadas, com uma estrutura interna formada por uma espuma de cerâmica com micro poros e com uma casca rígida e resistente. Os pesquisadores conclu¬íram que os resultados da pesquisa deram embasamento tecnológico consistente para substituir cruzetas de madeira de lei pelas de concreto leve, de forma sustentável e economicamente viável. A CPFL tem comprado lotes do produto de fornecedores licenciados como forma de promover o desenvolvimento fabril. A empresa solicitou pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em 2008. |
|