Fonte: ANEEL
O CLIC Energia publica o vigésimo dos 30 projetos selecionados para a Revista de P&D 4ª Edição, lançada, no dia 17/08, durante o VI Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e o II Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL), realizados em Fortaleza (CE). O objetivo é apresentar à sociedade os resultados alcançados com os projetos de P&D. A publicação no sítio acompanha a ordem de inserção na revista.
O vigésimo artigo, da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), explica o funcionamento do Ultrassom Inteligente, equipamento criado para a aferição das condições de conservação de postes e cruzetas (peças de sustentação dos cabos de energia instalados no alto dos postes). Os pesquisadores da concessionária, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da empresa Agricef Soluções Tecnológicas partiram da constatação que a avaliação técnica subjetiva da deterioração desses ativos estava causando a troca prematura deles. O ultrassom é portátil, com autonomia de seis horas, e permite a verificação in loco dos postes de madeira e concreto instalados na rede, assim como de postes e cruzetas novos. Pela velocidade de propagação das ondas no material, é possível inspecionar as faixas de propriedades mecânicas e classificar a qualidade dos ativos em análise. Nos testes realizados, o índice de acertos na retirada dos postes foi de 93%, enquanto que a porcentagem de acertos da avaliação dos postes que deveriam permanecer na rede foi de 100%. A maior exatidão nessa detecção ajuda a reduzir os custos de manutenção da distribuidora. Segundo o artigo, o Ultrassom Inteligente está em processo de patenteamento e um lote pioneiro deverá ser produzido em breve, seguido do licenciamento de fabricantes para fornecimento às distribuidoras do país.
A íntegra de todos os artigos poderá ser consultada aqui (Revista de P&D 4ª Edição). (BT)
Leia o que já foi publicado.
ANEEL lança quarta edição da revista de P&D no primeiro dia do CITENEL
Conheça os projetos de P&D desenvolvidos no setor elétrico
Revista de P&D: Sensor fotográfico auxilia monitoramento ambiental
Revista de P&D: CHESF aperfeiçoa sistema de alarme para diagnosticar falhas
Revista de P&D: Projeto traz proposta para alocação de perdas na transmissão
Revista de P&D: modelo de vertedouro em degraus reduz energia cinética em usina
Revista de P&D: sistema auxilia planejamento de uso múltiplo de rio para geração
Revista de P&D: Pesquisa aponta benefício a municípios afetados por áreas alagadas
Revista de P&D: Ferramenta aprimora análise de rede subterrânea de distribuição
Revista de P&D: Metodologia identifica vãos críticos em linhas de transmissão
Revista de P&D: Equipamento automatiza calibragem de medidores
Revista de P&D: Light estuda medidas para oferta de energia em UPP
Revista de P&D: Modelo digitalizado revela limites térmicos de transformador
Revista de P&D: Light controla defeitos subterrâneos pelo som
Revista de P&D: Ampla cria sistema para o corte remoto em média tensão
Revista de P&D: Medição de gases auxilia manutenção de transformadores
Revista de P&D: Celpe usa métodos inovadores para avaliar isoladores de linha
Revista de P&D: Celpe identifica perdas de energia com inteligência artificial
Revista de P&D: CPFL inova com cruzetas de postes em concreto leve
Revista de P&D: CPFL acelera atendimento com sinalizador de falta de energia
Ultrassom inteligente contribui para avaliação de postes e cruzetas da rede de distribuição Avaliar a situação de postes e cruzetas (peças de sustentação dos condutores (cabos) de energia instalada no alto dos postes) e, em consequência, decidir pela substituição dessas instalações foi o desafio que motivou a CPFL (Com¬panhia Paulista de Força e Luz) a desenvolver pesquisa que culminou na criação do Ultrassom Inteligente, equipamento utilizado para detecção de riscos em instalações de distribuição de energia. Os pesquisadores da concessionária, da Universidade Estadual de Campinas e da empresa Agricef Soluções Tecnológicas partiram da constatação da troca prematura de grande quantidade de postes em razão da avaliação técnica subjetiva das condições de resistência desses ativos. Com o equipamento criado, os postes de madeira ou concreto têm sido inspecionados por técnica que consiste em determinar, por meio de faixas de velocidade de propagação de ondas no material, as faixas de propriedades mecânicas que permitem classificar a qualidade do material dos ativos avaliados. O Ultrassom Inteligente pode ser utilizado em campo, pois possui bateria com autonomia de até seis horas. Isso permite, além de inspeção in loco, a classificação de postes e cruzetas novos. Nos testes realizados, o índice de acertos na retirada dos postes foi de 93%, enquanto a porcentagem de acertos dos postes diagnosticados como bons ou muito bons, e que, portanto deveriam permanecer na rede, foi de 100%. Observa-se, assim, que, considerada margem de erro de no máximo 5%, que é o padrão da engenharia, a utilização do equipamento auxiliaria na identificação de cruzetas com resistência comprometida e de postes ainda em condição de uso. A maior exatidão na avaliação tem impacto direto na redução dos custos de manutenção da distribuidora, pela postergação de investimentos prematuros e pela maior segurança na rede de distribuição. O processo de patenteamento do Ultrassom Inteligente está em andamento. Pretende-se dar prosseguimento à pesquisa na fase de lote pioneiro para, posteriormente, obter licenciamento de fabricantes para fornecimento do produto às distribuidoras do país.
|
|