Fonte: ANEEL
O CLIC Energia publica o vigésimo primeiro dos 30 projetos selecionados para a Revista de P&D 4ª Edição, lançada, no dia 17/08, durante o VI Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e o II Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL), realizados em Fortaleza (CE). O objetivo é apresentar à sociedade os resultados alcançados com os projetos de P&D. A publicação no sítio acompanha a ordem de inserção na revista.
O vigésimo primeiro artigo, da Espírito Santo Centrais Elétricas S/A (Escelsa), demonstra como a distribuidora e a Daimon Engenharia e Sistemas desenvolveram um software capaz de estimar o comportamento futuro de carga, ou seja, a demanda futura por energia. A ferramenta é de modelo multivariado, com acesso a múltiplas fontes de informação, o que torna sua previsão mais precisa do que a dos programas do gênero hoje utilizados – os de modelo univariado, que levam em conta apenas os padrões de comportamento de carga em uma série histórica.
O software incorpora em sua avaliação séries históricas, dados externos, como valores mensais medidos, e séries temporais de outros dados correlacionados, como Produto Interno Bruto e temperatura. Ele também dá acesso a tabelas com informações elétricas agregadas, representações gráficas de evolução de consumo, quantidade de consumidores e demanda máxima, além de curvas de carga. Todos esses dados, segundo a Escelsa, estavam disponíveis em diferentes programas do banco de dados da distribuidora, sem conexão. Com a integração deles, os pesquisadores afirmam que o software contribuirá para a previsão de mercado em níveis global, por ponto de suprimento e por subestação de distribuição e espacial, auxiliando nas análises de mercado e investimento e também no planejamento de obras para reforço, ampliação e manutenção da rede de distribuição.
A íntegra de todos os artigos poderá ser consultada aqui (Revista de P&D 4ª Edição). (BT/DB)
Leia o que já foi publicado.
ANEEL lança quarta edição da revista de P&D no primeiro dia do CITENEL
Conheça os projetos de P&D desenvolvidos no setor elétrico
Revista de P&D: Sensor fotográfico auxilia monitoramento ambiental
Revista de P&D: CHESF aperfeiçoa sistema de alarme para diagnosticar falhas
Revista de P&D: Projeto traz proposta para alocação de perdas na transmissão
Revista de P&D: modelo de vertedouro em degraus reduz energia cinética em usina
Revista de P&D: sistema auxilia planejamento de uso múltiplo de rio para geração
Revista de P&D: Pesquisa aponta benefício a municípios afetados por áreas alagadas
Revista de P&D: Ferramenta aprimora análise de rede subterrânea de distribuição
Revista de P&D: Metodologia identifica vãos críticos em linhas de transmissão
Revista de P&D: Equipamento automatiza calibragem de medidores
Revista de P&D: Light estuda medidas para oferta de energia em UPP
Revista de P&D: Modelo digitalizado revela limites térmicos de transformador
Revista de P&D: Light controla defeitos subterrâneos pelo som
Revista de P&D: Ampla cria sistema para o corte remoto em média tensão
Revista de P&D: Medição de gases auxilia manutenção de transformadores
Revista de P&D: Celpe usa métodos inovadores para avaliar isoladores de linha
Revista de P&D: Celpe identifica perdas de energia com inteligência artificial
Revista de P&D: CPFL inova com cruzetas de postes em concreto leve
Revista de P&D: CPFL acelera atendimento com sinalizador de falta de energia
Revista de P&D: CPFL usa ultrassom para avaliação precisa de postes e cruzetas
Software proporciona análise de previsão de mercado de distribuidora Com o objetivo de obter ferramenta de apoio para o estudo do comportamento da carga (demanda por energia), pesquisadores da Escelsa (Espírito Santo Centrais Elétricas S/A) e da Daimon Engenharia e Sistemas desenvolveram software que permite analisar séries históricas e dados externos (como valores mensais medidos) e contribuir para previsão de mercado em diversos níveis: global, por ponto de suprimento ou subestação de distribuição e espacial. A ferramenta usa informações georreferenciadas e permite consultas gerais e específicas automatizadas, por meio de mapas temáticos de consumo e demanda por entidades geográficas (locais) ou elétricas. O software também permite a visualização de tabelas com informações elétricas agregadas, representações gráficas de evolução do consumo, quan¬tidade de consumidores e demanda máxima, além de curvas de carga. Os pesquisadores avaliam que a ferramenta irá auxiliar, de forma efetiva, as análises de mercado que direcionam as ações estratégicas de investimentos. O pro¬grama também contribuirá para os estudos de planejamento de obras para reforço, ampliação e manutenção da rede de distribuição. Ao contrário dos modelos de previsão univariados, que utilizam apenas a série histórica para prever o comportamento futuro, o software desenvolvido utiliza modelo multivariado que incorpora, além da série histórica da demanda, séries temporais de outros dados correlacionados (como Produto Interno Bruto e temperatura). Os pesquisa¬dores avaliaram que, como resultado imediato, houve melhoria na forma de organização e no armazenamento das in¬formações. Apesar de a maioria dos dados utilizados no modelo serem armazenadas em banco de dados coorporativo, geralmente eram utilizados de forma desagregada e em softwares diferentes, o que dificultava a integração do trabalho.
|
|