ANEEL autoriza Bio Coopcana a atuar como produtora independente

Fonte: ANEEL


A empresa Bio Coopcana S.A foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a atuar como produtora independente de energia elétrica*. Com a decisão, ela poderá vender parte ou toda energia elétrica produzida, por sua conta e risco.

A empresa vai explorar a Usina Termelétrica (UTE) Bio Coopcana, com potência instalada de 50.000 quilowatts (kW) e localizada no município de São Carlos do Ivaí (PR). A diretoria da ANEEL também estabeleceu o percentual de redução de 50%, a ser aplicado nas tarifas de Uso dos Sistemas Elétricos de Transmissão (TUST) e Distribuição (TUSD), incidindo na produção e no consumo da energia comercializada, enquanto a potência injetada nos sistemas de transmissão ou distribuição for menor ou igual a 30.000 kW.

O Banco de Dados de Geração (BIG) da ANEEL registra, hoje (10/02), a existência de 1.028 agentes produtores independentes de energia elétrica autorizados pela Agência.  Confira aqui  a lista desses agentes no BIG, que também pode ser acessada na página eletrônica da Agência (www.aneel.gov.br), em Informações Técnicas. O banco é constantemente atualizado. (PG/BT)
 
 
* Produtor independente de energia elétrica – Pessoa jurídica ou consórcio de empresas titular de concessão, permissão ou autorização para produzir energia elétrica destinada ao comércio de toda ou parte da energia produzida, por sua conta e risco. Resolução Normativa ANEEL n. 109, de 26 de outubro de 2004 (Diário Oficial, de 29 out. 2004, seção 1, p. 196)