Fonte: ANEEL
O CLIC Energia publica o vigésimo quinto dos 30 projetos selecionados para a Revista de P&D 4ª Edição, lançada, no dia 17/08/2011, durante o VI Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e o II Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL), realizados em Fortaleza (CE). O objetivo é apresentar à sociedade os resultados alcançados com os projetos de P&D. A publicação no sítio acompanha a ordem de inserção na revista.
O vigésimo quinto artigo é sobre um regulador de tensão portátil para redes de baixa tensão (RTPBT) desenvolvido por pesquisadores da AES Eletropaulo, da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia e da Sinapsis Inovação em Energia. O aparelho tem como objetivo ajustar a tensão da entrada de energia fornecida aos consumidores de baixa tensão, pela soma ou subtração da quantidade adequada de tensão, de forma que, na saída, ela mantenha-se dentro dos limites estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A medição e avaliação do nível de tensão são serviços que podem ser solicitados pelos consumidores à distribuidora de energia, e as empresas são obrigadas a identificar e resolver o problema em um prazo determinado pela Agência, o que às vezes não era possível devido à intervenção que se fazia necessária. Depois dos testes de laboratório, todos bem-sucedidos, a AES Eletropaulo utilizou o medidor regulador no atendimento de um caso real de reclamação de tensão, com comportamento satisfatório. Após a conclusão do projeto, o dispositivo está em uso pela distribuidora, para casos de reclamação de tensão. Foi solicitada a patente dele e iniciado o processo de produção industrial.
A íntegra de todos os artigos poderá ser consultada aqui (Revista de P&D 4ª Edição). (BT/PG)
Leia o que já foi publicado.
ANEEL lança quarta edição da revista de P&D no primeiro dia do CITENEL
Conheça os projetos de P&D desenvolvidos no setor elétrico
Revista de P&D: Sensor fotográfico auxilia monitoramento ambiental
Revista de P&D: CHESF aperfeiçoa sistema de alarme para diagnosticar falhas
Revista de P&D: Projeto traz proposta para alocação de perdas na transmissão
Revista de P&D: modelo de vertedouro em degraus reduz energia cinética em usina
Revista de P&D: sistema auxilia planejamento de uso múltiplo de rio para geração
Revista de P&D: Pesquisa aponta benefício a municípios afetados por áreas alagadas
Revista de P&D: Ferramenta aprimora análise de rede subterrânea de distribuição
Revista de P&D: Metodologia identifica vãos críticos em linhas de transmissão
Revista de P&D: Equipamento automatiza calibragem de medidores
Revista de P&D: Light estuda medidas para oferta de energia em UPP
Revista de P&D: Modelo digitalizado revela limites térmicos de transformador
Revista de P&D: Light controla defeitos subterrâneos pelo som
Revista de P&D: Ampla cria sistema para o corte remoto em média tensão
Revista de P&D: Medição de gases auxilia manutenção de transformadores
Revista de P&D: Celpe usa métodos inovadores para avaliar isoladores de linha
Revista de P&D: Celpe identifica perdas de energia com inteligência artificial
Revista de P&D: CPFL inova com cruzetas de postes em concreto leve
Revista de P&D: CPFL acelera atendimento com sinalizador de falta de energia
Revista de P&D: CPFL usa ultrassom para avaliação precisa de postes e cruzetas
Revista de P&D: Escelsa cria software capaz de estimar demanda futura de energia
Revista de P&D: Aparelho de baixo custo mede energia segundo os padrões da ANEEL
Revista de P&D: AES Eletropaulo desenvolve técnicas para reaproveitar resíduos
Revista de P&D: AES Eletropaulo pesquisa trólebus em corrente alternada
![]() |
---|
Regulador de tensão portátil mantém fornecimento dentro dos padrões exigidos
Um regulador de tensão portátil para redes da baixa tensão (RTPBT) foi desenvolvido por pesquisadores da AES Eletropaulo, da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia e da Sinapsis Inovação em Energia. O objetivo do equipamento é manter a tensão da energia fornecida aos consumidores dentro dos limites estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). De acordo com a regulamentação, consumidores podem solicitar às distribuidoras a medição e a avaliação do nível de tensão quando perceberem que a energia tem sido fornecida fora da faixa adequada. Nesses casos, as empresas são obrigadas a identificar e resolver o problema em prazo de¬terminado pela Agência, o que nem sempre é factível em função da intervenção que vier a ter que ser realizada. Os pesquisadores avaliam que, nesses casos, o regulador portátil pode ser utilizado com sucesso. O equipamento permite ajustar a tensão de entrada da energia pela soma ou subtração da quantidade adequada de tensão, de forma que, na saída, a tensão mantenha-se dentro de um nível considerado adequado pela regulamentação vigente. O produto foi desenvolvido em quatro etapas: metodologia para o desenvolvimento do projeto, projeção do hardware, testes de labo¬ratório e, finalmente, aplicação em caso real. Em todos os ensaios realizados, os resultados mostraram que a faixa de tensão considerada adequada na saída do regulador foi mantida dentro dos limites. Ao final, a concessionária utilizou o RTPBT para atendimento de um caso real de reclamação de tensão. Os pesquisadores concluíram que o equipamento apresentou comportamento plenamente satisfatório, atingindo os objetivos, motivo pelo qual encontra-se em uso na AES Eletropaulo. A partir da conclusão do projeto, foi solicitada a patente e iniciado um novo projeto, correspondente à fabricação de cabeça de série para industrialização do dispositivo.
TOP
|