ANEEL aprova estudo de inventário e projeto de PCH revisados

Fonte: ANEEL


(Atualizado em 01/03/2012, às 17h42)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o Projeto Básico Revisado da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Tambaú, no Rio Grande do Sul, e a revisão dos Estudos de Inventário Hidrelétrico do Rio Jucu Braço Norte e do Rio Jucu Braço Sul, no Espírito Santo. Os Despachos nº 617 e nº 612, que formalizaram o aval ao projeto básico e ao estudo de inventário, foram publicados nas edições do Diário Oficial da União de 28/02 e 27/02, respectivamente.

A PCH Tambaú tem capacidade de 8,8 megawatts (MW) e está localizada no Rio Guarita. É de titularidade da empresa Tambaú Energética S./A.

Os estudos de inventário aprovados referem-se ao Rio Jucu Braço Norte, no trecho entre o canal de fuga da PCH São Pedro até sua foz no Oceano Atlântico, e ao Rio Jucu Braço Sul, no trecho entre o canal de fuga da PCH Jucu até sua foz no Rio Jucu Braço Norte. Elaborados pela Pequena Central Hidrelétrica JC S/A, esses estudos totalizam uma potência inventariada de aproximadamente 46 MW, distribuídos em seis aproveitamentos.

Com a aprovação desses estudos, os aproveitamentos hidrelétricos identificados passam a integrar a carteira de usinas disponíveis para elaboração dos estudos de viabilidade e projeto básico.

Os estudos de inventário já aprovados pela ANEEL, bem como a lista dos estudos que estão em fase de análise, podem ser consultados no sítio eletrônico da Agência, em Inventários Hidrelétricos e Acompanhamento de Estudos e Projetos. (BT/DB)