Fonte: ANEEL
O CLIC Energia publica o vigésimo sexto dos 30 projetos selecionados para a Revista de P&D 4ª Edição, lançada, no dia 17/08/2011, durante o VI Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e o II Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL), realizados em Fortaleza (CE). O objetivo é apresentar à sociedade os resultados alcançados com os projetos de P&D. A publicação no sítio acompanha a ordem de inserção na revista.
O vigésimo sexto artigo, apresentado pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), divulga a pesquisa sobre um transformador de distribuição com medição de energia integrada. Com o objetivo de diminuir as fraudes, o aparelho, criado com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), permite o registro remoto do consumo mensal, diretamente no transformador. Dessa forma, toda a carga alimentada pelo transformador, incluindo eventuais fraudes, pode ser monitorada em tempo real por meio da tecnologia Bluetooth e, alternativamente, pela comunicação serial por rádio, com alcance superior a 15 metros. O protótipo foi instalado no município de São José do Ribamar, próximo a São Luiz (MA), e foi capaz de transmitir dados sobre registro de interrupções, falhas de comunicação, temperatura interna da caixa metálica, desequilíbrio de fases, tensão secundária, consumo total e médio diário do posto de transformação. O desempenho do equipamento motivou a Cemar a solicitar a patente dele.
A íntegra de todos os artigos poderá ser consultada aqui (Revista de P&D 4ª Edição). (BT/PG)
Leia o que já foi publicado.
ANEEL lança quarta edição da revista de P&D no primeiro dia do CITENEL
Conheça os projetos de P&D desenvolvidos no setor elétrico
Revista de P&D: Sensor fotográfico auxilia monitoramento ambiental
Revista de P&D: CHESF aperfeiçoa sistema de alarme para diagnosticar falhas
Revista de P&D: Projeto traz proposta para alocação de perdas na transmissão
Revista de P&D: modelo de vertedouro em degraus reduz energia cinética em usina
Revista de P&D: sistema auxilia planejamento de uso múltiplo de rio para geração
Revista de P&D: Pesquisa aponta benefício a municípios afetados por áreas alagadas
Revista de P&D: Ferramenta aprimora análise de rede subterrânea de distribuição
Revista de P&D: Metodologia identifica vãos críticos em linhas de transmissão
Revista de P&D: Equipamento automatiza calibragem de medidores
Revista de P&D: Light estuda medidas para oferta de energia em UPP
Revista de P&D: Modelo digitalizado revela limites térmicos de transformador
Revista de P&D: Light controla defeitos subterrâneos pelo som
Revista de P&D: Ampla cria sistema para o corte remoto em média tensão
Revista de P&D: Medição de gases auxilia manutenção de transformadores
Revista de P&D: Celpe usa métodos inovadores para avaliar isoladores de linha
Revista de P&D: Celpe identifica perdas de energia com inteligência artificial
Revista de P&D: CPFL inova com cruzetas de postes em concreto leve
Revista de P&D: CPFL acelera atendimento com sinalizador de falta de energia
Revista de P&D: CPFL usa ultrassom para avaliação precisa de postes e cruzetas
Revista de P&D: Escelsa cria software capaz de estimar demanda futura de energia
Revista de P&D: Aparelho de baixo custo mede energia segundo os padrões da ANEEL
Revista de P&D: AES Eletropaulo desenvolve técnicas para reaproveitar resíduos
Revista de P&D: AES Eletropaulo pesquisa trólebus em corrente alternada
Revista de P&D: Regulador de tensão portátil é testado pela AES Eletropaulo
|
---|
Medição integrada em transformador ajuda reduzir perdas comerciais de energia
Para tornar mais eficiente o combate às perdas comerciais de energia, pesquisadores da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) e do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) construíram um transformador de distribuição com medição de energia integrada. O equipamento tem o objetivo de reduzir as fraudes, por meio da medi¬ção remota do consumo mensal, diretamente no transformador. Isso possibilita o registro de ocorrências em tempo real e a avaliação das curvas diárias de carregamento, tensão de operação e de consumo no transformador. No protótipo desenvolvido, o medidor digital e os circuitos eletrônicos ficam instalados em uma caixa metálica acoplada ao transfor¬mador, no alto do poste. Isso dificultada a realização de fraudes na rede. A leitura mensal do consumo total do posto de transformação é realizada remotamente, pela comunicação de curta distância, empregando-se um smartphone, lar-gamente utilizado pela concessionária para o registro da leitura mensal de unidades consumidoras. Desse modo, toda a carga alimentada pelo transformador de distribuição, incluindo eventuais fraudes, pode ser monitorada em tempo real pelo novo equipamento. A transmissão remota dos dados acumulados no posto de transformação é feita por meio da tecnologia bluetooth e, alternativamente, pela comunicação serial por rádio, com alcance superior a 15 metros. Os pesquisadores instalaram o protótipo do transformador com medição integrada no município de São José do Ribamar, região metropolitana de São Luiz, capital do Maranhão. Desde a instalação, a leitura tem sido feita remotamente e os dados são armazenados em um netbook, que tem um aplicativo para avaliar o registro de interrupções, falhas de comu¬nicação, temperatura interna da caixa metálica, desequilíbrio de fases, tensão secundária, consumo total e médio diário do posto de transformação entre outros. Futuramente, os dados podem ser usados em redes integradas tipo smart-grid. O desempenho do equipamento motivou a solicitação de pedido de patente para o novo equipamento.
|
|