Fonte: ANEEL
O Lote A do Leilão de Transmissão nº 02/2012, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta sexta-feira (09/03), foi arrematado pelo Consórcio Sino-Copeliano, formado pela Copel Geração de Energia S/A (49%) e pela State Grid Brazil Holding S/A (51%). Três consórcios e uma empresa apresentaram proposta. Após abertura da fase de lances em viva-voz, sem novas propostas, venceu a oferta no valor de R$ 126.420.000,00, representando deságio de 43% em relação à Receita Anual Permitida (RAP) inicialmente prevista pela Agência. A RAP é a receita a que o empreendedor terá direito pela prestação do serviço de transmissão a partir da entrada em operação comercial das instalações.
O Lote A é composto pelas subestações Paranaíta, Cláudia e Paranatinga, e também pelas linhas de transmissão 500 quilovolts (kV) Paranaíta–Cláudia, Cláudia–Paranatinga e Paranatinga–Ribeirãozinho, em Mato Grosso. A construção deverá ser concluída em 32 meses após a assinatura do contrato de concessão, e tem previsão de criar 6.750 empregos diretos. As linhas de transmissão Paranaíta-Cláudia-Paranatinga-Ribeirãozinho têm a finalidade de escoar a energia gerada pelas usinas Teles Pires e Colider. Futuramente, outras usinas serão conectadas a essas subestações.
Consulte mais detalhes do Lote A e dos outros lotes do Leilão nº 02/2012. Acompanhe no CLIC Energia o resultado do leilão, por lote. (BT/DB)
