Fonte: ANEEL
O CLIC Energia publica o vigésimo sétimo dos 30 projetos selecionados para a Revista de P&D 4ª Edição, lançada, no dia 17/08/2011, durante o VI Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (CITENEL) e o II Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL), realizados em Fortaleza (CE). O objetivo é apresentar à sociedade os resultados alcançados com os projetos de P&D. A publicação no sítio acompanha a ordem de inserção na revista.
O vigésimo sétimo artigo, da Light com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), divulga a criação de um dispositivo de baixo custo chamado conector de corte. Uma vez instalado junto ao medidor de energia, ele é capaz de tornar mais rápido e eficiente o procedimento de corte e religação de energia em baixa tensão. O equipamento desenvolvido pelos pesquisadores permite que o corte seja feito diretamente na entrada do medidor de energia, dificultando a religação clandestina. A metodologia elaborada se baseia na leitura de dados gravados em uma pastilha eletrônica (lingüeta), única por consumidor, que contém um componente eletrônico de identificação por radiofreqüência (RFID) e fica instalada dentro do conector, com acesso restrito. Durante o procedimento de corte de energia, o operador retira essa pastilha do interior do conector e a entrega à central de operação do serviço. A leitura dos dados gravados na pastilha comprova a realização do corte. Os testes em campo foram tão satisfatórios que a Light planeja apresentar novo projeto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a fabricação do produto em cabeça de série e, posteriormente, um lote pioneiro.
A íntegra de todos os artigos poderá ser consultada aqui (Revista de P&D 4ª Edição). (BT/PG)
Leia o que já foi publicado.
ANEEL lança quarta edição da revista de P&D no primeiro dia do CITENEL
Conheça os projetos de P&D desenvolvidos no setor elétrico
Revista de P&D: Sensor fotográfico auxilia monitoramento ambiental
Revista de P&D: CHESF aperfeiçoa sistema de alarme para diagnosticar falhas
Revista de P&D: Projeto traz proposta para alocação de perdas na transmissão
Revista de P&D: modelo de vertedouro em degraus reduz energia cinética em usina
Revista de P&D: sistema auxilia planejamento de uso múltiplo de rio para geração
Revista de P&D: Pesquisa aponta benefício a municípios afetados por áreas alagadas
Revista de P&D: Ferramenta aprimora análise de rede subterrânea de distribuição
Revista de P&D: Metodologia identifica vãos críticos em linhas de transmissão
Revista de P&D: Equipamento automatiza calibragem de medidores
Revista de P&D: Light estuda medidas para oferta de energia em UPP
Revista de P&D: Modelo digitalizado revela limites térmicos de transformador
Revista de P&D: Light controla defeitos subterrâneos pelo som
Revista de P&D: Ampla cria sistema para o corte remoto em média tensão
Revista de P&D: Medição de gases auxilia manutenção de transformadores
Revista de P&D: Celpe usa métodos inovadores para avaliar isoladores de linha
Revista de P&D: Celpe identifica perdas de energia com inteligência artificial
Revista de P&D: CPFL inova com cruzetas de postes em concreto leve
Revista de P&D: CPFL acelera atendimento com sinalizador de falta de energia
Revista de P&D: CPFL usa ultrassom para avaliação precisa de postes e cruzetas
Revista de P&D: Escelsa cria software capaz de estimar demanda futura de energia
Revista de P&D: Aparelho de baixo custo mede energia segundo os padrões da ANEEL
Revista de P&D: AES Eletropaulo desenvolve técnicas para reaproveitar resíduos
Revista de P&D: AES Eletropaulo pesquisa trólebus em corrente alternada
Revista de P&D: Regulador de tensão portátil é testado pela AES Eletropaulo
Revista de P&D: Cemar evita fraudes com medidor interligado ao transformador
|
---|
Dispositivo em medidores permite processo efetivo de corte e religação em baixa tensão Para tornar mais rápido e eficiente o procedimento de corte e religação de energia de consumidores de baixa tensão inadimplentes, pesquisadores da Light e do Instituto de Desenvolvimento para Tecnologia (Lactec) criaram um dispo¬sitivo eletromecânico denominado conector de corte. O equipamento permite executar a suspensão do fornecimento com total controle e possibilidade de rastreamento, pela parte da concessionária, da efetividade do corte. O uso do dispositivo auxilia no combate às perdas comerciais e proporciona autuação mais ágil dos consumidores que tentarem a religação à revelia da distribuidora. Atualmente, os serviços de corte e religação de energia são feitos por empresas terceirizadas. Por falta de metodologia, são necessárias várias revisitas para efetivar cortes ainda não realizados e para desfazer aqueles que o consumidor refez por conta própria. Mesmo assim, não há nenhuma garantia de que a interrupção tenha sido realmente executada. O equipamento desenvolvido pelos pesquisadores permite que o corte seja feito diretamente na entrada do medidor de energia, de forma rápida, segura, com comprovação do corte por parte da concessionária e de forma que dificulte ao consumidor religar a energia sem autorização da concessionária. A metodologia elaborada se baseia na leitura de dados gravados em uma pastilha eletrônica (lingueta) que contêm um componente eletrônico de identificação única por radiofrequência (RFID) e que fica instalada dentro do conector, com acesso restrito. Durante o procedimento de corte de energia, o operador retira essa pastilha eletrônica do interior do conector e entrega o dispositivo à central de operação do serviço, que comprovará a efetiva realização do corte pela leitura dos dados gravados na pastilha, que é única por consumidor. A criação desta nova tecnologia de combate às perdas se mostrou inédita no setor elétrico, resultando em um pedido de patente. Novo projeto será encaminhado para fabricação do conector em regime de cabeça de série e, posteriormente, um lote pioneiro.
|
|