Aprovados projetos básicos de PCHs e estudo de inventário

Fonte: ANEEL


A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou os projetos básicos das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) Paredão de Minas e Serra das Agulhas, ambas no estado de Minas Gerais. As decisões, registradas respectivamente nos Despachos no 934 e 937, foram publicadas no Diário Oficial da União, nas edições de ontem (21/03) e hoje (22/03).
 
A PCH Paredão de Minas, de titularidade da empresa Paredão de Minas Energia S./A., está localizada no Rio do Sono e terá potência instalada de 22,5 megawatts (MW). De titularidade da empresa Sigma Energia S./A., a PCH Serra das Agulhas está no Rio Pardo Pequeno e terá potência instalada de 28 MW.
 
A ANEEL também publicou, no DOU de ontem (21/03), o Despacho no 933, que registra a aprovação dos estudos de inventário hidrelétrico do Rio Corumbá, em Goiás, no trecho entre o canal de fuga da Usina Hidrelétrica (UHE) Corumbá III e o remanso do reservatório da UHE Corumbá I. Elaborados pela empresa Optigera S./A., esses estudos totalizam uma potência inventariada de aproximadamente 441 MW, distribuídos em seis aproveitamentos.
 
Os aproveitamentos hidrelétricos identificados passam a integrar a carteira de usinas disponíveis para elaboração dos estudos de viabilidade e projeto básico.
 
Os estudos de inventário já aprovados pela ANEEL, bem como a lista dos estudos que estão em fase de análise, podem ser consultados no sítio eletrônico da Agência, em Inventários Hidrelétricos e Acompanhamento de Estudos e Projetos. (BT/DB)