Agência divulga resultados de estudos nos rios Palma (TO) e Alegre (SC)

Fonte: ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (23/03), o Despacho no 972, que registra a aprovação dos estudos de inventário hidrelétrico do Rio Palma, em Tocantins.

 

Os estudos aprovados se restringem ao trecho entre o canal de fuga da Usina Hidrelétrica (UHE) Pau d'Arco e o remanso do reservatório da UHE Peixe Angical. Elaborados pelas empresas CELG Geração e Transmissão S./A., Centrais Elétricas do Norte do Brasil S./A. e Construtora Andrade Gutierrez S./A., eles totalizam uma potência inventariada de aproximadamente 155 megawatts (MW), distribuídos em dois aproveitamentos.

 

A ANEEL também divulgou no DOU de hoje o Despacho no 977, em que reprova os estudos de inventário hidrelétrico do Rio Alegre, em Santa Catarina. Apresentados pela empresa Omega Energia Renovável S./A., eles não trouxeram informações suficientes para que a Agência escolhesse a divisão de quedas que contemple o aproveitamento ótimo da força do rio, conforme estabelece o art. 15 da Resolução ANEEL nº 393/1998. Foi revogado o Despacho nº 3.311/2009-SGH/ANEEL, de 02/09/2009, que aceitou os estudos supracitados.

 

Os aproveitamentos hidrelétricos identificados passam a integrar a carteira de usinas disponíveis para elaboração dos estudos de viabilidade e projeto básico.

 

Os estudos de inventário já aprovados pela ANEEL, bem como a lista dos estudos que estão em fase de análise, podem ser consultados no sítio eletrônico da Agência, em Inventários Hidrelétricos e Acompanhamento de Estudos e Projetos. (BT/DB)