A Petrobras e a estatal boliviana YPFB assinaram nesta quarta-feira (16) em Tarija, na Bolívia, o novo contrato para fornecimento de gás natural à Usina Termelétrica Mário Covas (também chamada de UTE Cuiabá), em Mato Grosso. A empresa foi representada pelo diretor de Gás e Energia, José Alcides Santoro Martins.
O contrato entre a Petrobras e a YPFB é interruptível e prevê a importação de 2,24 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia) de gás natural boliviano. O acordo tem vigência até 30 de agosto deste ano.
Os 2,24 milhões de m³/dia demandados pela UTE Cuiabá serão entregues por meio do Gasoduto Bolívia-Mato Grosso e se somarão aos 30 milhões de m³/dia que o Brasil já importa do país vizinho através do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol).
Com este contrato, a UTE Cuiabá pode retomar suas operações e gerar eletricidade para o estado do Mato Grosso e o Sistema Interligado Nacional. As atividades na usina estão interrompidas desde 27 de março deste ano, quando se encerrou o antigo contrato entre a Petrobras e a YPFB. A termelétrica, alugada desde 2011 pela Petrobras, possui capacidade instalada de 480 megawatts.