Regulamentação dos custos de O&M entra em audiência pública

Fonte: ANEEL


Começa hoje (11/07) o prazo para envio de contribuições à Audiência Pública Nº 052/2012. O objetivo é colher subsídios para o aprimoramento da Resolução Normativa Nº 427/2011 em relação à revisão dos custos de Operação e Manutenção (O&M) de referência para aplicação às Usinas Termoelétricas (UTEs) da Amazonas Energia.

A Resolução apresenta valores de referência para o reembolso, pela Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), da geração própria das distribuidoras dos sistemas isolados, sendo o custo dessa geração segregado em três parcelas: combustível, investimento e O&M. A parcela relativa a O&M tem origens em custos fixos e variáveis e depende essencialmente da tecnologia da planta de geração.
 
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) constatou que as usinas da Amazonas Energia operam com o fator de capacidade em patamar inferior às referências utilizadas pela REN Nº 427/2011, ficando comprometida a remuneração do seu custo fixo. A proposta da audiência é discutir a revisão dos valores de O&M que constam na norma a fim de corrigir o baixo fator de capacidade das usinas e refletir os reais custos operativos das plantas.
 
O período para envio das propostas encerra no dia 13/08. Os interessados podem encaminhar as contribuições para o e-mail: ap052_2012@aneel.gov.br, pelo fax (61) 2192-8839 ou para o endereço da Agência (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70.830-030), em Brasília (DF). (VS/DB)