Começa a pesquisa de satisfação dos consumidores de eletricidade

Fonte: ANEEL


Iasc   A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) começou ontem (3/9) as entrevistas com os consumidores de energia elétrica para a 13ª edição da pesquisa anual que apura o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC). Os questionários serão aplicados até outubro de 2012 e os resultados serão divulgados em dezembro, com a entrega do Prêmio “Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC”.

   Serão realizadas 19.470 entrevistas com consumidores residenciais de 475 municípios distribuídos pelas áreas de concessão das 63 distribuidoras que operam no país. Os pesquisadores estarão em todas as capitais, nos municípios que sediam concessionárias e em outros, escolhidos pela Agência por meio de sorteio público.
 

   O IASC avalia a qualidade a partir da percepção dos consumidores residenciais e auxilia a ANEEL nas atividades de fiscalização e no aperfeiçoamento do processo regulatório. O resultado da pesquisa também permite às empresas aperfeiçoarem seus serviços.
As concessionárias melhor avaliadas por seus consumidores recebem o Prêmio “Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC”. As 63 concorrentes são agrupadas por critérios regionais e número de consumidores.  As concessionárias melhor avaliadas em cada categoria recebem, além do troféu, o SELO IASC – marca que pode ser utilizada nas contas de luz e material institucional da empresa – um estímulo para a melhoria contínua dos serviços prestados aos consumidores.

 

   As pesquisas – desde o ano 2000 –, podem ser consultadas aqui ou no link Espaço do Consumidor/Iasc no sítio da Agência – www.aneel.gov.br. (JS/MB)