Aberta audiência sobre projetos básicos de usinas não despachadas pelo ONS

Fonte: ANEEL 
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou audiência pública para definir parâmetros regulatórios referentes à aprovação de projetos básicos de usinas hidrelétricas não despachadas centralizadamente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
 
O assunto será discutido em audiência, pois as áreas técnicas da ANEEL verificaram que muitas das usinas citadas acima, após a entrada em operação, não alcançam a geração prevista no projeto básico.
 
De acordo com a Agência, a diferença entre o projeto e o valor real de geração dessas usinas deve-se aos seguintes fatores: série de vazões não condizente com o local do aproveitamento; máquinas que não oferecerem o rendimento definido em projeto; perdas hidráulicas acima do estimado em projeto; consumo interior superior ao do projeto; perdas elétricas até o ponto de conexão maiores do que as do projeto e indisponibilidade forçada e programada acima das consideradas em projeto.
 
A proposta da ANEEL é apresentar valores mais conservadores na etapa do projeto básico. Caso durante a operação da usina, a geração seja mais elevada, então serão promovidos os ajustes necessários. A expectativa da Agência é estimular o agente na execução do projeto para buscar a geração máxima compatível com as características do sítio da usina.
 
O prazo para envio de contribuições à audiência será de 17/09 a 17/10 deste ano. Os interessados podem encaminhar as colaborações para o e-mail: ap068_2012@aneel.gov.br, pelo fax (61) 2192-8839 ou para o endereço da Agência (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70.830-030), em Brasília (DF). (DB/PG)