Térmicas do Maranhão têm cronogramas de implantação alterados

Fonte: ANEEL
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou a alteração dos cronogramas de implantação das Usinas Termelétricas (UTE) Maranhão IV e Maranhão V, localizadas no município de Santo Antônio dos Lopes, Estado do Maranhão. Com a decisão, a data do início da operação comercial das usinas está prevista para ocorrer em 1º de abril de 2013.
 
As usinas possuíam a previsão de iniciar a operação comercial em 1º de janeiro deste ano. A empresa Usina Termelétrica Paraíba Geração de Energia S/A, responsável pela implantação das usinas, enviou solicitação de alteração do cronograma alegando que o Poder Concedente não cumpriu adequadamente os marcos previstos no cronograma do leilão, o que atrasou a emissão das outorgas das UTEs Maranhão IV e Maranhão V em 328 e 332 dias, respectivamente.
 
A área técnica da ANEEL verificou que a empresa não contribuiu para os atrasos, pois enviou no prazo toda a documentação sob sua responsabilidade.Diante disso, a diretoria da Agência autorizou a mudança das datas de início da operação comercial das usinas.
 
A ANEEL determinou ainda que a partir de sinalização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as térmicas sejam despachadas ao longo de 2013 por inflexibilidade pelo período que durar o atraso na entrada em operação comercial, limitado a três meses.  
 
As térmicas utilizam gás natural como combustível e possuem cada uma 337,6 megawatts de potência instalada. (DB)