Liquidação do MCSD de Energia Existente de outubro registra 100% de adimplência

Liquidação do MCSD de Energia Existente de outubro registra 100% de ad

Em: 28/11/2018 às 07:40h por

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE concluiu a liquidação financeira dos termos de cessão dos contratos regulados decorrentes do Mecanismo de Compensação de Sobras e Déficits - MCSD de Energia Existente relativa ao mês de outubro de 2018. A operação envolveu R$ 122.149.412,36 e contou com 100% de adimplência. No total, 61 agentes de distribuição participaram da liquidação, sendo 24 devedores e 37 credores.

O MCSD de Energia Existente entrou em operação na CCEE em 2005 com a tarefa de permitir às distribuidoras ajustar as diferenças nos Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado - CCEARs, exclusivamente decorrentes de energia existente, em três situações: perda de grandes consumidores, quando estes passam a ser livres; acréscimo aos contratos celebrados antes de 16 de março de 2004; ou por outros desvios de mercado. As cessões são transferências contratuais de energia do CCEAR de um distribuidor, que possui sobra de energia, para outro, que possui déficit.

Fonte: CCEE