Liquidações de energia nuclear e cotas das hidrelétricas somam R$ 1 bi em outubro

Liquidações de energia nuclear e cotas das hidrelétricas somam R$ 1 bi

Em: 26/11/2018 às 07:20h por

As liquidações financeiras de energia nuclear e cotas de garantia física e potência, referentes a outubro de 2018, movimentaram R$ 1 bilhão, sendo registradas adimplências de 95,2% e 91,91%, respectivamente, nas operações.

A liquidação financeira de energia nuclear é a operação pela qual 44 distribuidoras de energia elétrica rateiam a produção das usinas de Angra I e II, que pertencem à estatal Eletronuclear e estão instaladas em Angra dos Reis (RJ). Em outubro, a operação liquidou R$ 285.519.531,88 dos R$ 300.007.380,89 contabilizados, com adimplência de 95,2%.

No caso da liquidação de cotas, a operação somou R$ 759.671.594,05 dos R$ 826.557.268,48 contabilizados, o que representa adimplência de 91,91%. A liquidação de cotas é a operação na qual 44 distribuidoras de energia pagam para as geradoras envolvidas nesse regime uma receita de venda definida pelo governo – as hidrelétricas cuja concessão foi renovada ou expirada e que são alcançadas pela Lei 12.783/13. Os empreendimentos enquadrados no regime de cotas somam mais de 12 GW médios de garantia física.

Fonte: CCEE