Investimentos em energia devem exigir US$ 2 tri ao ano, aponta AIE

Em: 16/11/2018 às 07:43h por

As escolhas políticas feitas pelos governos de todas as regiões do planeta determinarão a forma do sistema energético do futuro. Essa é a principal conclusão a que chegou a Agência Internacional de Energia ao apresentar a atualização de sua principal publicação, o World Energy Outlook, versão 2018. No estudo anual é possível afirmar que grandes transformações estão em andamento para o setor de energia global, desde a eletrificação crescente até a expansão de energias renováveis, revoluções na produção de petróleo e globalização dos mercados de gás natural. A estimativa é de que a demanda por energia deve crescer em mais de 25% até 2040, o que exigirá mais de US$ 2 trilhões por ano de investimento.
A AIE aponta que o momento é de influências geopolíticas classificadas como complexas nos mercados de energia. De acordo com o documento a geografia do consumo de energia continua sua mudança histórica para a Ásia mas há sinais mistos sobre o ritmo e a direção da mudança. Os mercados de petróleo, por exemplo, estão entrando em um período de incerteza e volatilidade, incluindo uma possível lacuna de oferta já no início da próxima década. A demanda por gás natural está em ascensão, a energia solar fotovoltaica está em expansão, mas outras tecnologias de baixo carbono e, especialmente, políticas de eficiência ainda exigem um grande impulso.

Fonte: Canal Energia