Bandeira amarela na conta de luz pode levar a deflação em novembro

Em: 30/10/2018 às 08:10h por

A melhora do cenário hidrológico deve propiciar um quadro atipicamente tranquilo para a inflação no fim do ano, especialmente em novembro. A troca da bandeira tarifária vermelha patamar 2 para a amarela, anunciada na última sextafeira pela Aneel, pode levar o IPCA à deflação no próximo mês. Isso não ocorre desde novembro de 1998 (-0,12%). Alguns economistas já cortaram as projeções para o IPCA de 2018, e a hipótese de que o índice supere a meta de 4,5% no ano voltou a se afastar.

Divulgado ontem pelo Banco Central, o boletim Focus mostrou ligeira redução no consenso de mercado para a alta do indicador oficial de inflação neste ano, de 4,44% para 4,43% entre a semana passada e atual. Economistas ouvidos pelo Valor, no entanto, já trabalham com variação um pouco menor, na ordem de 4,2%. Para 2019, a previsão mediana dos analistas no Focus ficou estável, em 4,22%. Os economistas consultados também mantiveram as projeções para o período, que estão próximas às do boletim.

Fonte: Valor Econômico