ONS: chuvas continuam abaixo da média em outubro

Em: 01/10/2018 às 09:51h por

O último mês oficial do período seco no país começa com previsão de vazões abaixo da média histórica em todos os submercados. As projeções iniciais do Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgadas no Programa Mensal de Operação indicam que no Sudeste/Centro-Oeste a energia natural afluente deverá ficar em 78% da média de longo termo. Já no Sul é esperado um volume de 64%, um pouco abaixo dos 69% do Norte, enquanto no Nordeste é de 43% da MLT para o fechamento do mês.

A visão do ONS para a demanda no país no próximo mês é de um crescimento de 1,5% quando comparado ao mesmo período de 2017. Se a previsão confirmar-se representará carga de 67.426 MW médios. Em princípio é estimado crescimento de 2% no SE/CO, de 3% no Sul e de 0,3% no NE. Enquanto isso no Norte ainda é esperada queda de demanda, dessa vez em 3,5% volume este influenciado por apenas um consumidor livre conectado à Rede Básica.

Fonte: Canal Energia